Empresas no Japão buscam mulheres pescadoras em meio à escassez de mão de obra

As mulheres contaram por mais de 10% do número total de profissionais da pesca em 2021, mas a maioria delas trabalhava junto com membros da família.

Muitas das mulheres que trabalham na área de pesca atuam junto com membros da família (ilustrativa/banco de imagens)

Um crescente número de operadores de pesca no Japão vem contratando mulheres como pescadoras nos anos recentes, em meio a um declínio constante no número de trabalhadores na indústria e uma grave escassez para negócios pesqueiros.

Publicidade

Algumas empresas vêm promovendo seu entusiasmo em contratar mulheres enquanto o número de candidatas está em alta, embora gradualmente.

O número de trabalhadores na indústria pesqueira que atuou no mar por 30 dias ou mais ao ano totalizou cerca de 129 mil em 2021, queda de cerca de 30% em comparação há 10 anos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca.

As mulheres contaram por mais de 10% do total, mas muitas delas trabalhavam junto com membros da família e apenas um pequeno número das pescadoras eram novas no setor, disse uma fonte interna na indústria.

A pesquisa também lançou luz sobre o notável avanço da idade entre pescadores no país.

Em março, uma organização sediada em Tóquio que visa garantir pescadores ao operar um site relacionado e organizar eventos de recrutamento realizou um seminário online para mulheres como parte de seus esforços para ajudar a abrandar a escassez de pessoas para assumir os negócios de pesca. Algumas mulheres devem começar a trabalhar no setor neste verão, de acordo com o centro.

Uma pesquisa conduzida pelo centro para negócios pesqueiros junto com o seminário online descobriu que mais de 60 de um total de 300 companhias que estavam dispostas a contratar profissionais da pesca e outros disseram que estão prontos para empregar mulheres.

“Queremos que as pessoas saibam que elas podem ser pescadoras, independentemente do sexo, se elas têm disposição, embora não seja um trabalho fácil”, disse Atsuko Magami, chefe do secretariado do centro.

O centro planeja realizar um outro seminário online para mulheres dispostas a trabalhar na indústria em 9 de junho, enquanto eventos de recrutamento estão programados para 8 de julho em Fukuoka, 17 de julho em Tóquio e 22 de julho em Osaka.

A Agência de Pesca espera que cada vez mais mulheres comecem a trabalhar no setor.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Irã revela seu primeiro míssil hipersônico

Publicado em 7 de junho de 2023, em Notícias do Mundo

O Irã continua desenvolvendo mísseis, apesar de sanções internacionais para seu programa nuclear.

O míssil hipersônico Fattah em 6 de junho de 2023 (Wikimedia Commons/Hossein Zohrevand)

O Irã revelou o que ele diz ser seu primeiro míssil hipersônico desenvolvido domesticamente.

Publicidade

A elite da Guarda Revolucionária Iraniana revelou o míssil, chamado Fattah, em uma cerimônia na terça-feira (6). Um comandante disse que arma é capaz de atingir precisamente qualquer alvo, e penetrar em qualquer campo de defesa.

O presidente Ebrahim Raisi falou na cerimônia, dizendo que o conhecimento foi obtido no país, e prometeu que o programa de míssil não será interrompido por intimidação.

A agência estatal de notícias do Irã divulgou que o míssil viaja a uma velocidade de Mach 15, ou 15 vezes mais rápida do que a do som. Dizem que sua faixa de alcance é de 1,4 mil Km, permitindo que ele alcance o adversário de longo tempo do Teerã, Israel.

O Irã continua desenvolvendo mísseis, apesar de sanções internacionais para seu programa nuclear.

No fim de maio, o país revelou o que ele descreve como novo míssil balístico com um alcance de 2 mil Km.

Analistas dizem que o programa de mísseis do Irã pode enfurecer Israel e aumentar tensões na região.

Fonte: NHKPrimeiro m

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!