A reguladora de medicamentos dos EUA aprovou uma segunda vacina contra o vírus sincicial respiratório (RSV), disse sua desenvolvedora americana, a Pfizer, na quarta-feira (31), um mês após a autorização para o primeiro imunizante contra o patógeno, principal causa de infecções pulmonares.
O anúncio ocorre apenas semanas após a reguladora, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) ter aprovado a Arexvy da farmacêutica britânica GSK, a primeira vacina contra RSV do mundo.
Autoridades do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) devem se encontrar em 21 de junho para elaborar recomendações para a administração de vacinas contra RSV nos idosos.
A Pfizer também buscou aprovação para uma vacina destinada a grávidas, que então passariam a proteção para seus bebês.
O RSV é um patógeno abrangente e altamente contagioso mais conhecido por causar bronquiolite, uma irritação e inflamação nas pequenas vias aéreas, em crianças pequenas, principalmente no inverno.
Ele também afeta adultos e pode ser perigoso para os idosos, que podem desenvolver pneumonia.
De acordo com autoridades da saúde dos EUA, o RSV mata entre 6 mil e 10 mil pessoas com idade igual ou superior a 65 todos os anos, e causa entre 60 mil e 160 mil hospitalizações.
Além disso, ele é causa da internação de 58 mil a 80 mil crianças com idade igual ou inferior a 5 todos os anos, de acordo com o CDC.
Fonte: Straits Times