Tufão Mawar muda o curso mas influencia na chuva em Kansai e Tokai

A chuva em ampla área, possivelmente forte, não estará acompanhada das rajadas de vento do tufão.

Na nova previsão de curso do tufão Mawar, se vê que passará afastado do arquipélago principal (Yahoo!)

Já não há mais risco de ventos fortíssimos nas províncias banhadas pelo Oceano Pacífico por causa da aproximação do segundo tufão do ano, o Mawar. A chuva prevista na sexta-feira (2) e parcialmente no sábado (3), de Fukuoka a Tóquio, se deve à frente sazonal desenvolvida pelo ar úmido do tufão

Publicidade

Estão previstas chuvas fortes, com acúmulo de até 150 milímetros em 24 horas, nas regiões Tokai, Kinki, Shikoku e norte de Kyushu, até a tarde de sexta-feira. Em Hokuriku a previsão é de até 130 milímetros, enquanto em Chugoku de até 120.

Mas, segundo a previsão da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a chuva pode piorar, até a tarde de sábado. Por isso, nessas regiões a recomendação é de ficar atento, com o mapa das áreas de risco (hazard map) em mãos e com a mochila de emergência no caso de necessidade de buscar um abrigo seguro.

Tufão sobre Okinawa 

Porém, as ilhas da província de Okinawa estão sob a área de tempestade do Mawar na quinta-feira (1.º) e deverão continuar no dia seguinte, pois ele se move lentamente, a uma velocidade de 15 quilômetros por hora. 

O tufão é grande, com uma área de ventos com 1.090 quilômetros de diâmetro. Por isso, a população já está prevenida especialmente nas cidades da ilha principal, como também em Miyako, Ishigaki e Kume. O monorail já está com operação suspensa em Naha, como também os ônibus intermunicipais da província.

A chuva não é forte, mas praticamente toda a costa da província de Okinawa está sob alerta de ressaca, com ondas de até 9 metros de altura. Em terra, as rajadas de vento são de até 25 metros por segundo ou 90km/h.

Por causa dos efeitos do tufão, foi fechada a maioria das escolas, o palácio do governo e muitas prefeituras fecharam o atendimento, assim como a maioria dos estabelecimentos comerciais. 

As companhias aéreas começaram a cancelar os voos na quarta e na quinta-feira, nenhuma está operando em Okinawa.

Fontes: AMJ, Tenki, Okinawa Time, NHK e Yahoo!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

EUA aprovam segunda vacina contra vírus sincicial respiratório

Publicado em 1 de junho de 2023, em Notícias do Mundo

O vírus sincicial respiratório pode ser grave para crianças e idosos, assim como para pessoas com sistemas imunes fracos e comorbidades.

Tubo de teste de RSV com resultado positivo (ilustrativa/banco de imagens)

A reguladora de medicamentos dos EUA aprovou uma segunda vacina contra o vírus sincicial respiratório (RSV), disse sua desenvolvedora americana, a Pfizer, na quarta-feira (31), um mês após a autorização para o primeiro imunizante contra o patógeno, principal causa de infecções pulmonares.

Publicidade

O anúncio ocorre apenas semanas após a reguladora, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) ter aprovado a Arexvy da farmacêutica britânica GSK, a primeira vacina contra RSV do mundo.

Autoridades do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) devem se encontrar em 21 de junho para elaborar recomendações para a administração de vacinas contra RSV nos idosos.

A Pfizer também buscou aprovação para uma vacina destinada a grávidas, que então passariam a proteção para seus bebês.

O RSV é um patógeno abrangente e altamente contagioso mais conhecido por causar bronquiolite, uma irritação e inflamação nas pequenas vias aéreas, em crianças pequenas, principalmente no inverno.

Ele também afeta adultos e pode ser perigoso para os idosos, que podem desenvolver pneumonia.

De acordo com autoridades da saúde dos EUA, o RSV mata entre 6 mil e 10 mil pessoas com idade igual ou superior a 65 todos os anos, e causa entre 60 mil e 160 mil hospitalizações.

Além disso, ele é causa da internação de 58 mil a 80 mil crianças com idade igual ou inferior a 5 todos os anos, de acordo com o CDC.

Fonte: Straits Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!