Panasonic e Mazda iniciam discussões para estabelecer parceria em baterias para carros elétricos (banco de imagens)
A Panasonic Energy e a Mazda disseram na quarta-feira (21) que elas iniciaram discussões para estabelecer uma parceria em baterias automotivas, visando fechar um acordo até o fim do ano.
Publicidade
A fabricante de baterias sob a asa da Panasonic e a montadora esperam que as baterias de íon de lítio do grupo de eletrônicos sejam usadas em veículos elétricos da Mazda a serem lançados em 2025 ou depois.
A Panasonic Energy fornecerá baterias cilíndricas de íon de lítio com forte performance de resfriamento. As baterias são consideradas mais adequadas para carregamento rápido do que as prismáticas atualmente usadas no mundo.
A companhia está construindo uma planta de baterias cilíndricas nos EUA e espera crescimento na demanda. Ela planeja aumentar as capacidades de produção combinadas para as baterias no Japão e EUA para 200 gigawatt-hora até o ano fiscal de 2030, quatro vezes o nível do ano fiscal de 2022.
A Mazda já obteve baterias cilíndricas de íon de lítio do grupo Panasonic para 100 veículos. As baterias serão fixadas no Demio EV, que a montadora começou a disponibilizar para leasing no Japão em 2012.
Fonte: Nippon, Jiji