O Japão estendeu suas preparações para desastres naturais às máquinas de venda automática, as quais vão oferecer comida e bebida de graça no caso de um grande terremoto ou tufão.
Duas máquinas do tipo foram instaladas na cidade de Ako (Hyogo), que fica em uma área onde sismólogos dizem ser vulnerável a um grande terremoto que deve sacudir a costa pacífica central e sudoeste do arquipélago nas próximas poucas décadas.
As máquinas, que contêm cerca de 300 garrafas e latas de bebidas sem álcool e 150 refeições de emergência, incluindo suplementos nutricionais, foram instaladas perto de prédios que foram designados como abrigos de evacuação.
Elas são projetadas para “destravar” e tornar gratuito seus conteúdos disponíveis no caso de um alerta de chuva forte, ou uma ordem de evacuação após um terremoto de intensidade 5+ ou mais na escala sísmica japonesa que vai até 7, de acordo com o jornal Mainichi.
A fabricante, a Earth Corp., que tem uma unidade na cidade, diz que as máquinas são as primeiras do tipo no Japão, um dos países mais sismicamente ativos do mundo, e onde tufões cada vez mais poderosos têm causado inundações e deslizamentos disseminados nos últimos anos.
“Gostaríamos de instalar (as máquinas) em todo o país”, disse um representante da companhia ao Mainichi.
Recentemente, especialistas levantaram a possibilidade de um “megaterremoto” ocorrendo ao longo da Fossa de Nankai, ao largo da costa do Pacífico do Japão, de 50 para 60 por cento dentro dos próximos 20 anos e de aproximadamente 90% dentro dos próximos 40 anos.
Fonte: The Guardian