
Cenas do vídeo enviado pela mulher que encontrou o atum vivo encalhado na praia (Yotemira)
Na segunda-feira (12), o mercado de peixes exibiu um atum de 1,5 metro de comprimento e peso de 150 quilos, encontrado na praia da baía de Hakata, cidade de Fukuoka (província homônima), portanto no Mar do Japão.
Não era um qualquer e sim o atum do Pacífico. Segundo a reportagem, uma moradora local da praia de Oobaru o encontrou vivo, encalhado na areia, na manhã de sábado (10).
“Vi que tinha algo como um peixe e ao me aproximar levei um susto pelo tamanho. Foi a primeira vez que vi um tão grande”, disse a moradora que gravou o atum em vídeo.
Artigos relacionados
Shukei Masuma, do Instituto de Pesquisa Pesqueira da Universidade Kinki, esse tipo de atum vive no Oceano Pacífico e no Mar da China Oriental. Costuma se deslocar para o Mar do Japão para desovar no verão, mas é raro encontrá-lo na Baía de Hakata.
“O que foi encontrado desta vez é um (atum) adulto. Como existem muitos criadouros nas ilhas Iki e Tsu (Nagasaki), pode ser que tenha escapado de um dos viveiros e tenha encalhado na praia”, calcula o especialista.
Fonte: Yotemira







