A China registrou sua temperatura mais alta de todos os tempos no domingo (16) em meio a ondas de calor intensas que quebraram recordes neste verão no país e em todo o globo.
O município remoto de Sanbao na depressão de Turpan de Xinjiang viu as temperaturas subirem para 52,2ºC.
A temperatura de domingo quebrou o recorde anterior de 50,3ºC marcado em 2015 perto de Ayding na depressão, uma vasta bacia de dunas de areia e lagos secos a mais de 150m abaixo do nível do mar.
A China vem sendo afetada por uma série de desastres climáticos neste ano com ondas de calor em curso quebrando recordes atrás de recordes, chuva extrema levando a inundações e deslizamentos e a tempestade tropical Talim avançando em terra na segunda-feira (17).
A temperatura recorde de 50ºC ocorre após a cidade de Mohe, na província de Heilongjiang, ter registrado temperaturas de -53ºC em janeiro em meio a uma onda extrema de frio.
Nos últimos dias, as temperaturas têm passado de 45ºC com frequência em várias regiões no norte da China, enquanto chuva severa e inundações mataram dezenas de pessoas no sudoeste do país.
Meteorologistas preveem que condições escaldantes no país persistirão pelos próximos 5 dias e pedem aos cidadãos que se preparem para o calor implacável.
A onda de calor recorde na China se alinha com a tendência global de temperaturas extremas.
Grandes faixas da Europa e América do Norte e Central estão enfrentando calor exorbitante.
Fonte: The Independent