Viajar é uma experiência divertida e enriquecedora, mas não quando você precisa se preocupar com sua segurança e bem-estar em um país estrangeiro.
Isso é particularmente importante se você está fazendo uma viagem solo ou pertence a uma comunidade marginalizada.
Para isso, é benéfico lançar seus olhos para o Global Peace Index (Índice de Paz Global) anual.
Publicado pelo Institute for Economics and Peace (Instituto para Economia e Paz) esse estudo internacional mede a segurança e a tranquilidade de um país usando um índice de 23 fatores qualitativos e quantitativos.
Esses incluem a taxa de criminalidade do país, níveis de violência e demonstrações, acesso a armas, estabilidade política, gasto militar, relação com nações vizinhas e mais.
Uma vez que os países são avaliados individualmente, ele são classificados para incluir o índice de Paz Global.
Neste ano, a Islândia ficou em 1º como o país mais pacífico do mundo, seguida pela Dinamarca em 2º e Irlanda em 3º. O Japão também teve boa posição, visto que ele foi classificado o 9º país mais seguro de um total de 163 no estudo.
O Japão se sobressaiu por suas baixas taxas de crimes violentos, poucas demonstrações violentas, difícil acesso a armas e elevada estabilidade política, todos os quais contribuem para uma alta qualidade de vida. Isso explica por que o Japão também é um dos principais destinos de viagem no mundo bem agora, com Tóquio sendo a cidade número 1 que as pessoas querem visitar novamente.
Os 10 países mais seguros do mundo de acordo com o 2023 Global Peace Index:
- Islândia
- Dinamarca
- Irlanda
- Nova Zelândia
- Áustria
- Singapura
- Portugal
- Eslovênia
- Japão
- Suíça
Fonte: Time Out