A temperatura chegou a quase 40ºC em algumas cidades de Gunma, na terça, e a previsão é de que o calor perigoso continue na quarta-feira.
Foto ilustrativa de termômetro em dia de calor (Pixabay)
Na terça-feira (25), os termômetros mostraram que o calor em várias cidades ultrapassou a temperatura corporal, principalmente em Kanto-Koshin e Tokai.
Publicidade
A mais elevada foi registrada em Isesaki (Gunma), de 39,5 graus Celsius. Mas, não foi diferente em Kiryu (39,2ºC), Sano, na província de Tochigi (39,1ºC), Hatoyama, em Saitama (39ºC), além de muitas cidades com 36ºC.
A previsão indica que em vasta área do país, o calor perigoso continue na quarta-feira (26), se estendendo até o final do mês.
De Kanto-Koshin, Tokai a Kyushu, há lugares onde o calor é perigosamente mais elevado do que a temperatura do corpo.
Em Tóquio deve chegar a 37 graus Celsius, estabelecendo um novo recorde para o número de dias muito quentes em julho. Em Saitama, Maebashi, Kofu, Nagoia, Gifu, Saga e outras, os termômetros deverão marcar máximas de 38 graus Celsius, existindo a possibilidade de alguns locais terem um dia extremamente quente, chegando a 40ºC.
É preciso reiterar a importância dos cuidados preventivos à insolação, a qual pode acometer as pessoas mesmo em ambiente interno, como dentro de casa. Além disso, é preciso estar atento à fadiga de verão (natsubate). Saiba como blindar o corpo do natsubate.
Províncias em vermelho indicam as com alerta de calor perigoso (Gov.)
Fontes: Tenki, NTV e Gov.