Taxa de pobreza infantil no Japão apresenta melhora

Houve uma leve melhora no índice de pobreza infantil em comparação há 3 anos. Por outro lado, nas famílias monoparentais a taxa é muito elevada.

Foto ilustrativa de criança chorando (Pixabay)

Segundo a definição do Fundo das Nações Unidas para a Infância ou apenas Unicef, da pobreza de rendimentos relativa, “é a percentagem de crianças que vivem em lares com rendimentos equivalentes a menos de 50% da mediana nacional”. Quando se fala em crianças, são as de 0 a 18 anos. 

Publicidade

No Japão, o índice levantado em 2021 foi de 11,5%, com uma melhoria em relação a 2018 que era de 14%. Porém, entre as famílias monoparentais, o índice sobe para 44,5%. Ou seja, quase metade delas continua sofrendo com a pobreza.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) anunciou na quarta-feira (4), que esses dados foram revelados pela Pesquisa Básica de Condições de Vida.

Essa pesquisa é realizada a cada 3 anos e o MHLW considera que as razões para a melhoria da taxa de pobreza são os efeitos dos benefícios especiais distribuídos como medidas de apoio econômico durante a crise desencadeada pela epidemia do coronavírus, bem como o aumento da renda devido ao aumento do número de mulheres trabalhando.

Por outro lado, embora a taxa de pobreza das crianças das famílias monoparentais tenha melhorado 3,8 pontos em relação aos 48,3% anteriores, esse índice ainda é elevado.

É significativamente maior do que a média mundial, em um nível alto, com quase metade delas vivendo na pobreza. A média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 31,9%.

As maiores taxas de pobreza do mundo são realidade em 43 países, sendo que o Brasil tem a mais elevada (54,8%), assim como a África do Sul (49,8%). 

Ao contrário, os menores índices são vistos nos países desenvolvidos como Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Bélgica, Suíça, entre outros, e o Japão está na 16.ª posição no mundo, à frente de Portugal ou Estados Unidos.

Fonte: Asahi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem nu encontrado morto no hotel tinha cápsulas de droga no estômago

Publicado em 5 de julho de 2023, em Sociedade

Segundo a polícia, é muito provável que a causa da morte do homem usado como ‘mula’ foi por overdose, de uma das cápsulas que rompeu no estômago.

Foto ilustrativa de uma viatura da polícia (Wikimedia)

Na noite de terça-feira (4), a polícia informou que foi encontrado um corpo de um homem, em um apartamento de um hotel próximo ao aeroporto de Narita, na província de Chiba.

Publicidade

Foi no domingo (2), quando um funcionário do hotel foi conferir o apartamento, pois já havia passado do horário de check-out, quando o viu caído completamente nu no chão e avisou a polícia.

Segundo a polícia, como resultado da autópsia médico-legal, foram encontradas mais de 20 cápsulas de plástico no estômago dele, de 1 cm de diâmetro por 5 cm de altura, contendo um pó branco. Supõe-se que uma delas tenha vazado, causando a morte por overdose.

A polícia não informou qual é o tipo de droga que o homem teria engolido. No apartamento do hotel não havia nenhum vestígio de droga e tampouco na parte externa do seu corpo. Ele seria o que se chama de mula do tráfico ou do contrabando.

O homem deu entrada no hotel em 27 de junho e a polícia se apressa para identificá-lo, pois a única informação é de que aparenta ter idade na faixa da adolescência aos 30 anos. 

Fontes: ANN, JNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão