Uma gigantesca tempestade de areia cobriu completamente uma cidade na China.
Nuvens de poeira ameaçadoras formaram um paredão de 91 metros de altura enquanto a cidade de Hami, no noroeste do país, era atingida.
A chegada da tempestade que parecia o apocalipse foi filmada por residentes da Região Autônoma de Xinjiang Uygur enquanto ela se aproximava rapidamente.
Imagens mostraram o dilúvio de poeira acima dos prédios mais altos da cidade, divulga o site Sky News.
Ela então ocultou a visibilidade e fez com que o céu turvo ficasse laranja.
Um alerta climático amarelo havia sido emitido para a área, que é o segundo mais baixo na escala de 4 e significa que há risco de perigo “moderado”.
Após as plumas aterrorizantes terem chegado à cidade, a tempestade teria durado por cerca de 1 hora e meia entes de se dissipar eventualmente.
Hami fica a oeste do Deserto de Gobi que se estende por 500 mil milhas quadradas pelo norte da China e Mongólia.
Tempestades de areia, também conhecidas como haboobs, são tempestade intensas carregadas nos ventos em regiões de deserto no mundo, de acordo com a EarthSky.
Perigos para a saúde
As haboobs podem representar um risco grave à saúde humana, tanto externamente como internamente.
Partículas de poeira e areia podem causar irritações na pele e olhos, como conjuntivite, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (WMO), enquanto as mais finas podem causar problemas para o sistema respiratório e órgãos.
Pessoas com comorbidades ou que sofrem de asma podem ser severamente afetadas por uma tempestade de areia, com residentes sempre encorajados a ficar em locais fechados se uma ocorrer.
Ela também causa perigo para motoristas e o Serviço Nacional do Clima diz que, “Uma tempestade de poeira geralmente chega repentinamente na forma de um paredão de poeira progressivo e resíduos que pode estar a quilômetros de distância e ter vários metros de altura.
Fonte: Metro UK