Calor histórico em Hokkaido fecha escolas

O calor surpreendente em Hokkaido causou mudança no horário das aulas e algumas escolas fecharam temporariamente pelo risco de insolação dos alunos.

Termômetro em Obihiro, cidade de Hokkaido, registra 36ºC, recorde de calor (NHK)

Na quarta-feira (23), na cidade de Sapporo (Hokkaido), os termômetros marcaram temperatura máxima de 36,4ºC, a mais elevada da história, desde que as estatísticas começaram em 1872.

Publicidade

O calor recorde foi registrado também em outras cidades como Kitami, de 37,1ºC, além de outras na faixa dos 36 graus Celsius.  

“Em Hokkaido, o calor nesse nível não é familiar, por isso o risco de insolação é maior do que em outras regiões”, disse um especialista ouvido pela NHK.

Segundo informações do Conselho de Educação da Província de Hokkaido, 3 creches, 173 escolas primárias, 63 ginasiais, 53 colegiais, além de outras 5, no total de 297 instituições escolares, tomaram medidas de fechá-las na terça-feira.

Todas as escolas da cidade de Hakodate adotaram essa medida pela primeira vez na história. Algumas escolas de outras cidades que não têm ar-condicionado realizaram aula online para evitar que os alunos sejam acometidos pela insolação. Outras, iniciaram as aulas mais cedo para os alunos não serem afetados.

Na quarta-feira, somente na capital, Sapporo, 101 pessoas foram socorridas de ambulância, com insolação.

Fonte: NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alerta de satélite espião da Coreia do Norte de madrugada desperta população

Publicado em 24 de agosto de 2023, em Ásia

O governo japonês emitiu dois alertas em relação ao lançamento do “míssil” norte-coreano, que na verdade era um foguete com satélite espião.

À esq. alerta de emergência e foto ilustrativa do foguete da Coreia do Norte (arquivo da NHK)

A população do sul do Japão foi acordada e assustada antes do amanhecer de quinta-feira (24), às 3h54, com o alerta de emergência informando sobre o “lançamento de um míssil da Coreia do Norte”. O Ministério da Defesa do Japão (MOD) pediu para as pessoas se abrigarem dentro de edifícios resistentes.

Publicidade

Às 4h07, outro alerta de emergência informou que o “míssil” cruzou o Japão e caiu no Oceano Pacífico, fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE), dividido em 3 partes. Ele passou entre a ilha principal da província de Okinawa e a cidade e ilha de Miyako.

Mais tarde, o governo japonês informou que o lançamento da Coreia do Norte, o qual estava previsto entre 24 a 31 deste mês, foi de um foguete com satélite espião, o Malligyong-1, montado em um novo tipo chamado Chollima-1, mas ocorreu um erro durante a terceira fase do lançamento, de acordo com a Agência Central de Notícias Coreana (KCNA).

Os voos das companhias aéreas japonesas JAL e ANA não foram afetados. O governo da província de Okinawa não confirmou nenhum dano até as 6h30. 

Em maio deste ano, a Coreia do Norte lançou um satélite espião, também fracassado, e há estimativa de que o repita no aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores em 10 de outubro.

Reprodução dos 2 alertas de emergência: à esq. do lançamento do ‘míssil’, às 3h54, e à dir. informando que ele passou pelo país, às 4h07 (PM)

Fontes: NHK, Yonhap News Agency e Ryukyu Shimpo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão