O tufão Lan, de número 7, ainda classificado como forte, na noite de domingo (13), com 965 hectopascais, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), mudou levemente o curso em sentido à região Kansai.
A previsão indica que à medida que se aproxima da região Kansai na segunda-feira (14), já se pode sentir os ventos fortes. Além disso, é preciso tomar cuidado no litoral, pois há previsão de elevação das ondas, além da chuva. A área sob influência do tufão de número 7 é grande, de Kanto, Izu (Shizuoka) a Shikoku.
Antes que a chuva caia torrencialmente ou que comece a ventania, recomenda-se tomar medidas preventivas:
- Ter o mapa de risco em mãos (hazard map)
- Preparar as lanternas ou velas de LED e baterias extras. Se tiver um power bank irá ajudar se houver queda de energia elétrica
- Separar garrafas de água para se hidratar, comidas fáceis de preparar, mochila com kit de emergência e outros aparelhos ou dispositivos em caso de apagão, com dica importante em relação à geladeira e freezer
Se está viajando de carro ou depende de trem, shinkansen ou avião, verifique a possibilidade de antecipar a volta.
Elevação das ondas
Na segunda-feira prevê-se ondas altas com a aproximação do tufão:
- de até 8 metros nas Ilhas Izu, regiões Tokai e Kansai
- 7 metros em Shikoku
- 6 metros em Kanto
Na terça-feira (15), quando o tufão estiver cobrindo a região Kansai:
- 8 metros em Tokai e Kinki
- 7 metros nas Ilhas Izu e Shikoku
- 6 metros em Kanto
Ventos e rajadas violentas
A previsão é de ventos fortes, bem como de rajadas violentas, que podem chegar a 60 metros por segundo (216 quilômetros por hora).
Na segunda-feira estão previstos ventos fortíssimos de:
- até 30 m/s em Tokai com rajadas de até 40 m/s
- até 23 m/s em Kinki e Shikoku com rajadas de até 35 m/s
- até 20m/s nas Ilhas Izu
Na terça-feira a previsão indica ventos fortíssimo nas regiões Tokai e Kansai, de 30 a 40 metros por segundo, mas as rajadas poderão ser de 40 a 60 metros por segundo.
Chuva pesada
Prevê-se um índice pluviométrico superior a de todo o mês de agosto nesses 2 dias de passagem do tufão, de Kanto a Kansai. Além disso, poderá ter raios.
- Nas 24 horas até a noite de segunda-feira estão previstos 180 mm em Tokai e 150 mm em Kanto-Koshin
Até o final do dia, na terça-feira, a previsão é de até:
- 400 a 600 mm em Tokai
- 300 a 400 mm em Kansai
- 200 a 300 mm em Kanto-Koshin e Shikoku
- 100 a 200 mm em Hokuriku e Chugoku
A chuva deverá continuar na quarta-feira (16), intensa em Tokai (300 a 400 mm), além das regiões Kanto-Koshin, Hokuriku e Kansai.
Pode ser que o tufão de número 7, compacto, com área de tempestade de 100 km ao se aproximar de Kansai, fique um pouco mais fraco, mas deverá manter a pressão atmosférica central na casa dos 980 hectopascais, por isso, requer cuidado. Fique atento aos avisos das autoridades locais nesses 2 dias.
Fontes: AMJ, NHK e Tenki