Um zoológico no leste da China negou sugestões de que alguns de seus ursos eram pessoas vestidas com fantasias após vídeos de um urso-do-sol de pé apoiado em suas patas traseiras, e parecendo estranhamente um humano, terem viralizado, alimentando rumores e teorias da conspiração na mídia social chinesa.
Em uma declaração escrita a partir da visão de uma ursa-do-sol chamada “Angela”, funcionários do Zoológico de Hangzhou disseram que as pessoas “não compreendiam” as espécies.
“Sou Angela a ursa-do-sol. Recebi uma ligação após o trabalho ontem do chefe do zoológico perguntando se eu estava com preguiça e faltei hoje ao trabalho e encontrei um humano para pegar meu lugar”, disse a declaração.
“Deixe-me reiterar, sou uma ursa-do-sol, não um urso-negro, não um cão, sou uma ursa-do-sol”.
Em vídeos compartilhados no site chinês Weibo, um urso-do-sol é visto de pé em uma rocha e olhando para fora de seu recinto.
Muitos usuários do Weibo notaram a postura ereta do animal, assim como vincos de pelos atrás dele, fazendo com que o urso parecesse de alguma forma estranho e alimentando especulação de que um impostor humano poderia estar em seu lugar.
Em 2013, um zoológico na cidade da província de Henan deixou visitantes furiosos ao tentar exibir um cão mastim tibetano como leão. Visitantes que se aproximaram do recinto ficaram chocados quando eles ouviram o “leão” latir.
Nativos das florestas tropicais no Sudeste Asiático, ursos-do-sol são a menor espécie de urso do mundo. Os animais adultos medem até 70cm e pesam entre 25 e 65 quilos, dizem especialistas.
A Chinese Zoo has attempted to convince visitors that this is a real bear.
After this video went viral in China the zoo stated this was in fact a real sun bear.
Real bear? Or man in costume? 🐻 pic.twitter.com/oUPBMfZGVp
— Oli London (@OliLondonTV) August 1, 2023
Fonte: CNN