A Panasonic Holdings vai liquidar sua subsidiária que produz painéis LCD, disse a gigante dos eletrônicos na segunda-feira (31), eliminando um fardo de longo tempo sobre lucros e intensificando a mudança da companhia para a fabricação de baterias destinadas a veículos elétricos (VEs).
A Panasonic Liquid Crystal Display, sediada em Himeji (Hyogo), primariamente produzia LCDs para aplicações automotivas e industriais.
Sua fábrica ficará nas mãos diretas da empresa mãe, visto que a Panasonic planeja transformá-la em uma base de produção para baterias de VEs.
A Panasonic começou a produzir painéis LCD em 2006, com a planta de Himeji iniciando a produção para TVs em 2010.
Contudo, os lucros se deterioraram com a competição de preços se intensificando com fabricantes sul-coreanas, taiwanesas e da China continental.
A companhia concentrou produção em Himeji e focou em telas para automóveis e uso industrial, mas decidiu em 2019 encerrar as operações na fábrica e reduzir seu negócios de LCD a apenas vendas de estoque.
Baterias para VEs representam um campo em crescimento, mas também uma outra área com competição de investimento constante de empresas chinesas e sul-coreanas.
Fonte: Asia Nikkei