O Japão é um destino incrível para os apaixonados por gastronomia. Se engana quem acha que na ilha do Pacífico se come apenas peixe cru. Pelo contrário: é um país com uma grande diversidade de sabores, temperos e pratos.
Por isso, separamos cinco restaurantes que você precisa visitar quando passear pelo Japão. E a variedade não está apenas nos pratos. Há locais mais tradicionais e outros mais modernos, com opções para todos os bolsos.
Honke Daiichi Asahi
Um dos pratos mais populares no Japão é o ramen. Trata-se de uma sopa de macarrão à base de farinha de trigo com caldo de carne de porco. As receitas variam de acordo com o complemento do caldo (shoyu, shiro, missô, tonkotsu, entre outros).
Uma excelente opção para pedir o prato é o Honke Daiichi Asahi, em Kyoto. Você pode não dar nada pelo restaurante, localizado no início de um viaduto e com uma porta estreita de entrada, mas saiba que ali se encontra um dos ramens mais bem ranqueados da cidade. Toque para ver a localização.
Genki Sushi
O sushi certamente é o prato japonês mais conhecido no Brasil. O peixe cru enrolado em arroz e alga marinha pode ser encontrado em quase todas as regiões. E no Japão é um dos pratos tradicionais preferidos e sempre em alta.
Para ter uma experiência diferente, o Genki Sushi é uma excelente pedida. Localizado em Tóquio, ele une a tradição do prato com toda a tecnologia da capital japonesa.
Os clientes se acomodam em um balcão com uma espécie de tablet que contém todo o cardápio. Você seleciona seu pedido e ele chega até você por meio de uma esteira, que sabe exatamente onde parar para que você pegue seu prato. Tudo isso sem precisar falar com nenhum garçom.
Sakura-tei
O okonomiyaki é um prato típico da cidade de Hiroshima. Nada mais é que uma panqueca frita, de massa bem fina, que leva macarrão e qualquer outro ingrediente que você quiser por cima. Esse é literalmente o significado do prato: a tradução de “okonomi” para português é “o que você quiser e desejar”.
No Sakura-tei, em Tóquio, você pode experimentar esse prato com mais de 10 opções de coberturas e ingredientes. Há um menu “all you can eat” nos horários de almoço e janta, além de opções à la carte.
Keyakizaka
O Keyakizaka é o local perfeito para quem não abre mão de carne vermelha. Esse restaurante serve apenas a carne de Wagyu, um gado alimentado com comidas extremamente nutritivas e vive livre no pasto, sem nenhum tipo de estresse. Esse tipo de criação faz com que a carne tenha uma textura especial.
Além disso, o Keyakizaka é um restaurante do tipo teppanyaki. É um daqueles estabelecimentos em que o chef faz a comida na sua frente, em uma chapa de aço.
Tonki
O Tonki é considerado um dos melhores restaurantes de tonkatsu de Tóquio. Eles são especialistas nesse prato centenário, inventado no século 19, que se baseia em uma costeleta de porco frita, acompanhada de repolho em tiras finas e molho katsu.
O ambiente relaxante do local é um grande atrativo, além de ser um espaço no qual você senta no balcão e assiste à comida sendo preparada.
Viu como a culinária japonesa é diversa? Outro ponto positivo é o fato de as opções de restaurantes serem ótimas para quem segue um cardápio de jejum intermitente, devido à variedade de legumes, arroz e outros grupos alimentares. Agora é só fazer as malas e desejar bom apetite.