Tufão Yun-Yeung causa desastres e morte

Por causa do tufão de número 13 formou-se uma faixa de chuva pesada, a qual causou vítimas e desastres.

Bombeiros com bote na rua inundada em Mobara, cidade de Chiba, na tarde de sexta-feira (NHK)

Na noite de sexta-feira (8) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que o 13.º tufão do ano, o Yun-Yeung, se transformou em ciclone tropical e está praticamente parado na costa de Tokai. Mas a chuva pesada sobre as províncias de Chiba e Ibaraki deixou marcas.

Publicidade

Formou-se o que se chama de faixa de precipitação linear de Fukushima a Chiba, motivo dos alertas de iminência de desastres. 

Vítimas na sexta-feira

Na província de Fukushima um idoso foi resgatado com parada cardiorrespiratória, uma mulher foi socorrida com ferimentos e duas pessoas foram retiradas de um carro praticamente submerso na inundação.

Em Chiba, um policial de 49 anos que subiu ao telhado para verificar a situação, caiu e morreu.

Desastres

Em Iwaki (Fukushima) uma casa foi atingida pelo deslizamento mas ninguém se feriu. Na mesma cidade, pelo menos 20 casas ficaram completamente inundadas.

As cidades de Mobara e Otaki (Chiba) tiveram registros históricos de índice pluviométrico, de 371 e 328 milímetros, respectivamente, em 24 horas na sexta-feira. 

Foram confirmados mais de 100 deslizamentos em 11 cidades da província de Chiba, além de inundações nesses locais.

A prefeitura da cidade de Hitachi (Ibaraki) ficou parcialmente inundada por causa do transbordamento de um rio. Também foi confirmado um deslizamento perto da IC de Hitachi-Chuo na via expressa. Segundo os bombeiros, 10 motoristas e passageiros foram socorridos dos veículos e ninguém corre risco de vida.

Além disso, parte da população desses locais amargou cortes de energia elétrica.

Após a chuva, faxina e assistência aos desastres

O pico da chuva em Fukushima, Ibaraki e Chiba passou, no sábado, mas aumentam os riscos de deslizamentos por causa do solo instável.

O que se viu nas localidades onde ocorreram inundações foi a lama nas casas inundadas e nas ruas. Na manhã de sábado, os residentes começaram a retirar os entulhos e lama para fazer faxina pesada. 

Será aplicada a Lei de Assistência aos Desastres para três cidades de Ibaraki e 8 de Chiba. Assim, os cidadãos que tiveram danos materiais poderão obter o certificado de vítima de desastre para a reforma ou reconstrução necessária.

Fontes: AMJ, NHK e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

5 restaurantes que você precisa visitar durante suas viagens pelo Japão

Publicado em 9 de setembro de 2023, em Dicas Especiais

Conheça as melhores opções de locais para comer os pratos tradicionais japoneses.

Imagem: iStock

O Japão é um destino incrível para os apaixonados por gastronomia. Se engana quem acha que na ilha do Pacífico se come apenas peixe cru. Pelo contrário: é um país com uma grande diversidade de sabores, temperos e pratos.

Publicidade

Por isso, separamos cinco restaurantes que você precisa visitar quando passear pelo Japão. E a variedade não está apenas nos pratos. Há locais mais tradicionais e outros mais modernos, com opções para todos os bolsos.

Honke Daiichi Asahi

Um dos pratos mais populares no Japão é o ramen. Trata-se de uma sopa de macarrão à base de farinha de trigo com caldo de carne de porco. As receitas variam de acordo com o complemento do caldo (shoyu, shiro, missô, tonkotsu, entre outros).

Uma excelente opção para pedir o prato é o Honke Daiichi Asahi, em Kyoto. Você pode não dar nada pelo restaurante, localizado no início de um viaduto e com uma porta estreita de entrada, mas saiba que ali se encontra um dos ramens mais bem ranqueados da cidade. Toque para ver a localização.

Genki Sushi

O sushi certamente é o prato japonês mais conhecido no Brasil. O peixe cru enrolado em arroz e alga marinha pode ser encontrado em quase todas as regiões. E no Japão é um dos pratos tradicionais preferidos e sempre em alta.

Para ter uma experiência diferente, o Genki Sushi é uma excelente pedida. Localizado em Tóquio, ele une a tradição do prato com toda a tecnologia da capital japonesa.

Os clientes se acomodam em um balcão com uma espécie de tablet que contém todo o cardápio. Você seleciona seu pedido e ele chega até você por meio de uma esteira, que sabe exatamente onde parar para que você pegue seu prato. Tudo isso sem precisar falar com nenhum garçom.

Sakura-tei

O okonomiyaki é um prato típico da cidade de Hiroshima. Nada mais é que uma panqueca frita, de massa bem fina, que leva macarrão e qualquer outro ingrediente que você quiser por cima. Esse é literalmente o significado do prato: a tradução de “okonomi” para português é “o que você quiser e desejar”.

No Sakura-tei, em Tóquio, você pode experimentar esse prato com mais de 10 opções de coberturas e ingredientes. Há um menu “all you can eat” nos horários de almoço e janta, além de opções à la carte.

Keyakizaka

O Keyakizaka é o local perfeito para quem não abre mão de carne vermelha. Esse restaurante serve apenas a carne de Wagyu, um gado alimentado com comidas extremamente nutritivas e vive livre no pasto, sem nenhum tipo de estresse. Esse tipo de criação faz com que a carne tenha uma textura especial.

Além disso, o Keyakizaka é um restaurante do tipo teppanyaki. É um daqueles estabelecimentos em que o chef faz a comida na sua frente, em uma chapa de aço.

Tonki

O Tonki é considerado um dos melhores restaurantes de tonkatsu de Tóquio. Eles são especialistas nesse prato centenário, inventado no século 19, que se baseia em uma costeleta de porco frita, acompanhada de repolho em tiras finas e molho katsu.

O ambiente relaxante do local é um grande atrativo, além de ser um espaço no qual você senta no balcão e assiste à comida sendo preparada.

Viu como a culinária japonesa é diversa? Outro ponto positivo é o fato de as opções de restaurantes serem ótimas para quem segue um cardápio de jejum intermitente, devido à variedade de legumes, arroz e outros grupos alimentares. Agora é só fazer as malas e desejar bom apetite.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!