Debruçar sobre o caixão para se despedir do falecido pode causar morte

Já ocorreram mortes após a despedida, colocando o rosto no caixão. Por isso, veja quais são os cuidados no velório ao se despedir do falecido.

Simulação com um manequim dentro do caixão, com 10 quilos de gelo seco (CAA via Sankei)

No velório, é comum ver os familiares, parentes e amigos se debruçarem no caixão para dar o último adeus à pessoa que faleceu. Mas isso pode ser perigoso.

Publicidade

A Agência de Defesa do Consumidor do Japão (CAA) alerta as pessoas sobre a despedida da pessoa falecida, para não se debruçar e colocar a cabeça dentro do caixão, pois há risco de morte.

Segundo a CAA já ocorreram 3 mortes, entre 2020 e 2022, causadas por essa atitude. No Japão, coloca-se gelo seco dentro do caixão para manter o corpo da pessoa que está sendo velada. O dióxido de carbono (do gelo seco) intoxicou essas 3 pessoas, que morreram por inalação desse produto químico.

Foram constatadas situações em que a pessoa estava perto do caixão aberto, de outras pessoas com perda de consciência após terem colocado o rosto para se despedir do falecido e outras que ficaram muito perto durante o velório. Também soube de casos de pessoas que tiveram mal-estar depois da despedida.

Diante dos relatos, a CAA realizou um experimento para medir a concentração de dióxido de carbono colocando 10 quilos de gelo seco em um caixão, sobre um manequim. Descobriu que quando a tampa foi fechada a concentração aumentou rapidamente. Após 20 minutos a concentração ultrapassou os 30%, o suficiente para a perda de consciência. Passadas 4 horas, a taxa foi de 90% de concentração.

Depois, passados 50 minutos com a tampa aberta, a concentração ainda continuava superior a 30%

Portanto, durante o velório é importante assegurar ventilação adequada do ambiente, não ficar sozinho e sair imediatamente de perto do caixão caso passe mal. Além disso, recomenda-se evitar colocar o rosto dentro do caixão para se despedir.

Jamais se deve colocar o rosto dentro do caixão para se despedir do falecido (NHK)

Fontes: NHK e Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ventos fortes em Aichi derrubam andaime, o qual cai sobre os carros

Publicado em 22 de setembro de 2023, em Sociedade

Os donos dos carros danificados ficaram chocados com a cena. Um deles disse que seu carro ainda era novo, comprado há 1 ano e meio.

Bombeiros retirando os canos de metal do andaime desabado (Tokai TV)

Por volta das 20h de quinta-feira (21), um andaime instalado para a reforma das paredes externas de um prédio residencial foi derrubado pelas fortes rajadas de vento.

Publicidade

Os canos de metal caíram sobre os 10 carros dos residentes de um prédio em Inuyama (Aichi), causando danos graves. Ninguém ficou ferido, mas os donos dos carros lamentaram a ocorrência.

“Fiquei chocado ao ver que todo o andaime havia desabado sobre os carros e outros objetos na área”, disse um residente que faz um ano e meio que o comprou 0km.

Nesse horário, até as 21h50, a província de Aichi estava sob alerta de grande redemoinho ou de fortes rajadas de vento. Por conta desses ventos fortes, ocorreu corte de energia elétrica em uma parte da cidade de Inuyama pela queda de árvores sobre a fiação.

Além disso, há relatos de aproximadamente 30 carros danificados pelos ventos na mesma cidade. 

Andaime derrubado (NHK)

Fontes: Nagoya TV, NHK e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!