Estado na Índia em alerta após mortes por vírus Nipah

O vírus Nipah é uma doença zoonótica que pode ser transmitida de alguns animais para os humanos.

A taxa de mortalidade entre aqueles que contraem o vírus Nipah é alta (ilustrativa/banco de imagens)

O estado de Kerala, no sul da Índia, emitiu um alerta após ter confirmado que duas pessoas haviam morrido em decorrência do raro vírus Nipah.

Publicidade

Uma das mortes ocorreu no início deste mês enquanto a outra foi em 30 de agosto, ambas no distrito de Kozhikode do estado, disseram autoridades.

Dois parentes de uma vítima também testaram positivo para o vírus e estão sendo tratados no hospital.

Esse é o quarto surto de vírus Nipah em Kerala desde 2018.

A infecção por vírus Nipah é uma “doença zoonótica” transmitida de animais como porcos e morcegos frugívoros para humanos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ele também pode ser transmitido através de comida contaminada e contato com uma pessoa infectada.

As pessoas que contraem o vírus, às vezes, não apresentam sintomas perceptíveis, enquanto outras exibem sinais de problemas respiratórios agudos. Em casos graves, uma infecção por Nipah pode resultar em encefalite fetal – uma condição grave que afeta a cérebro.

A taxa de mortalidade entre aqueles que contraem o vírus é alta, visto que não há medicamento ou vacina disponíveis para tratar a infecção. O tratamento é limitado a gerenciar os sintomas e terapia de apoio.

O ministro-chefe de Kerala, Pinarayi Vijayan disse que o governo estatal estava levando as mortes “muito seriamente” e pediu às pessoas que exercessem precaução ao usar máscara e visitar hospitais apenas para emergências.

Contudo, ele acrescentou que não havia motivo para pânico, visto que as pessoas as quais estavam em contato com aquelas que haviam morrido devido ao vírus estavam sendo submetidas a tratamento.

Kozhikode registrou seu primeiro – e pior surto – de Nipah em 2018 quando 17 dos 18 casos confirmados morreram.

Uma investigação publicada pela agência de notícias Reuters em maio descobriu que Kerala, que é um estado tropical e está passando por rápida urbanização e perda de árvores criou “condições ideais para um vírus como o Nipah surgir”.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Bate e volta bem barato, tanto no Japão quanto no exterior

Publicado em 13 de setembro de 2023, em Tome Nota

Quer viajar para rever aquele local especial, fazer um tour gourmet, fazer compras, visitar um amigo ou simplesmente para dar uma arejada?

Sugestões de bate e volta da Peach: surfe e Taipei (divulgação)

Para quem adora viajar, tanto dentro do Japão quanto para o exterior, a LCC Peach Aviation lançou uma promoção bem interessante, de voos ida e volta, para fazer um bate e volta, que ela chama de “bullet”, para ser rápida tal qual uma bala.

Publicidade

A promoção intitulada Dangan Oofuku Unchin (弾丸往復運賃) é válida para os dias úteis e sem pernoite no destino para aproveitar ao máximo a viagem a jato.

O desconto aplicado é de até 37% e o período de permanência no destino é de no máximo 12 horas e 45 minutos. As tarifas são a partir de 6,6 mil ienes para os voos domésticos e 10,5 mil ienes para o exterior.

Que tal experimentar um bate e volta para relaxar a mente, voltar naquele seu restaurante preferido, fazer umas compras em Seul, dar uma volta na praia ou ver o pôr do sol do seu local considerado encantado?

3 destinos internacionais (reprodução)

Os destinos internacionais são 3, como por exemplo Taipei (Taiwan) partindo de Haneda, Naha ou Centrair; Seul (Coreia do Sul) a partir do KIX e Haneda; e Hong Kong pelo KIX.

Já os domésticos têm Narita a Sapporo, KIX, Fukuoka, Naha e Ishigaki; KIX a Sapporo, Narita, Sendai, Fukuoka, Kagoshima e Naha; Centrair a Sapporo, Seindai e Naha; e outros partindo de Sendai, Fukuoka e outras cidades.

Sugestões de destinos domésticos como Tóquio, Hokkaido e Okinawa (reprodução)

Dá tempo de curtir a estada no bate e volta? 

Parece que é pouco tempo, mas veja o que dá para fazer em um tour gourmet, partindo do KIX para Fukuoka.

Às 7h parte do KIX, chega às 8h15 em Fukuoka, come um lámen, dá uma volta na área central de Tenjin, almoça às 12h30 em algum restaurante charmoso, passa em um café, passa em um restaurante famoso por volta das 17h30, depois segue para a área de Nakasu, onde há fileira de yatai (barracas de comida), toma o metrô e segue para o aeroporto até as 19h30, toma o voo de volta às 21h e chega no KIX às 22h10.

Da mesma forma, se pode desfrutar dos passeios em Taipei, Seul ou Hong Kong. Basta roteirizar para não perder tempo. Para quem ama os produtos de beleza e cuidados da pele da Coreia do Sul é uma ótima oportunidade.

Vendas e embarques da promoção da Peach

As vendas começaram na quarta-feira (13) mas as datas de término da promoção dependem do trecho escolhido.

Da mesma forma, os embarques tanto podem ser a partir da data de início da promoção, como em períodos específicos, mas tem alguns trechos que podem ser reservados até janeiro de 2024.

Boa viagem!

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão