Uma funcionária do Escritório de Segurança nos Transportes das Filipinas (OTS) foi pega alegadamente roubando US$300 de um passageiro ao colocar as notas dentro de sua boca.
Autoridades estão investigando o incidente que ocorreu no Terminal 1 do Aeroporto Internacional Ninoy Aquino.
A funcionária de controle de segurança pegou a bolsa para inspeção manual enquanto o passageiro passava pela verificação por raio-X, de acordo com o Manila Bulletin.
Imagens de circuito fechado de 8 de setembro mostraram a funcionária se afastando enquanto colocava algo na área de sua cintura.
Um relatório das autoridades aeroportuárias disse que a pessoa responsável por operar a máquina de raio-X foi vista passando uma garrafa de água para a funcionária de segurança. Essa, então, é vista tentando engolir as cédulas.
De acordo com o relatório, ela foi “claramente” vista engolindo as notas de dólares dobradas e até ignorou uma passageira que tentou perguntar algo à ela”.
“Parece que ela estava tendo dificuldades para engolir as notas, apesar de beber a água da garrafa que havia sido passada para ela antes”, acrescentou o relatório.
Em uma declaração emitida na segunda-feira (18), o OTS disse que a identidade da funcionária de segurança foi verificada.
O OTS enfatizou que o incidente não reflete “o código de conduta para funcionários públicos”.
O subsecretário administrador do OTS, Aplasca, disse que medidas de segurança foram implementadas, as quais incluíram remover as jaquetas e verificar bolsos dos uniformes dos funcionários.
Os funcionários envolvidos no incidente foram imediatamente demitidos, processados e reportados ao público, disse Aplasca.
Fonte: Daily Mail