Cientistas no Brasil desenvolvem nova ‘vacina’ contra vício em cocaína

Se o tratamento receber aprovação regulatória, essa seria a primeira vez que o vício em cocaína é tratado com o uso de uma vacina.

A vacina foi apelidada de ‘calixcoca’ (ilustrativa/banco de imagens)

Cientistas no Brasil, o segundo maior consumidor de cocaína no mundo, anunciaram o desenvolvimento de um novo tratamento inovador para vício na droga e seu derivado potente o crack: uma vacina.

Publicidade

Apelidada de “calixcoca”, a vacina de teste, que mostrou resultados promissores em ensaios com animais, desencadeou uma resposta imune a qual impede que a cocaína e o crack cheguem ao cérebro, o que pesquisadores esperam ajudar usuários a quebrar o ciclo do vício.

Se o tratamento receber aprovação regulatória, essa seria a primeira vez que o vício em cocaína é tratado com o uso de uma vacina, disse o psiquiatra Frederico Garcia, coordenador da equipe que desenvolveu o tratamento na Universidade Federal de Minas Gerais.

O projeto ganhou o prêmio principal na semana passada – 500 mil euros – no Euro Health Innovation para medicina latino-americana, patrocinada pela farmacêutica Eurofarma.

Estudos similares foram realizados nos EUA – o maior consumidor de cocaína do mundo – de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes. Contudo, eles foram paralisados quando ensaios clínicos não apresentaram resultados suficientes, dentro outras razões, diz Garcia.

Até agora, a calixcoca provou ser eficaz em testes com animais, produzindo níveis significantes de anticorpos contra cocaína e poucos efeitos colaterais.

A vacina está agora prestes a entrar no estágio de ensaio final: testes em humanos. Garcia diz que a calixcoca pode remodelar o tratamento contra o vício.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calor incomum no começo de novembro

Publicado em 31 de outubro de 2023, em Tempo

Quase todo o arquipélago terá dias de calor à tarde, incomum para o outono.

Mulher com vestido de mangas curtas (PxHere)

Na entrada do mês de novembro, o normal seria de temperaturas típicas de outono, mas a previsão indica que no meio da semana grande parte da população do Japão deverá optar por roupas de mangas curtas durante o dia por causa do calor.

Publicidade

Uma massa de ar quente se aproxima do arquipélago e deverá cobrir parte do país, fazendo com que a temperatura máxima chegue a 25 graus Celsius ou mais.

Em vermelho as temperaturas máximas de 25ºC ou mais, indicando calor (Yahoo!)

Portanto, a partir de quinta-feira (2), os termômetros de Tóquio e Nagoia poderão marcar máximas de 25ºC. Em Fukuoka e Naha parecerá um dia de início de verão. 

Essa onda de calor deverá continuar até sábado (4).

Como a diferença de temperatura entre a manhã e a tarde é grande, chegando a 15ºC dependendo do lugar, é preciso tomar cuidado com a gestão da saúde e escolher bem as roupas antes de sair de casa.

Se o sol deverá brilhar em quase todo o país entre quarta-feira a sábado, a partir de domingo as nuvens de chuva deverão ser predominantes de Hokkaido a Kyushu. 

Como se trata de previsão meteorológica, as condições poderão mudar.

Mínimas e máximas, de terça a segunda-feira (Yahoo!)

Fonte: Yahoo!

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão