Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Chiba combate população em aumento de veados-latidores, ultrapassando 70 mil

| Sociedade

Esses animais, consideradas pestes, estão se tornando cada vez mais acostumados com a presença humana.

Unigran Japan 2026
muntiaco 28 nov 2023 destaque

Os muntíacos estão se tornando cada vez mais acostumados com a presença humana (YouTube/FNN)

Moradores na província de Chiba têm uma grande peste em suas mãos, os muntíacos (cervos-latidores) uma espécie invasora da família dos cervos, que triplicaram em número nos últimos 10 anos após terem escapado de uma instalação abandonada.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Imagens registradas no jardim de uma residência na cidade de Ishumi, destacam um muntíaco curioso fungando e mostrando interesse na câmera.

Esses animais, consideradas pestes, estão se tornando cada vez mais acostumados com a presença humana.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

“Ultimamente, um muntíaco vem dormindo na sombra de uma árvore ao lado da minha casa. Ele parece ter se instalado em nosso jardim e sempre está por aqui”, explicou um residente.

Originários da China e Taiwan, acredita-se que esses muntíacos tenham escapado de uma instalação fechada na cidade de Katsuura há 20 anos e desde então se proliferaram no sul de Chiba. A população desses animais continuou a crescer, chegando a cerca de 71,5 mil em 2022, aproximadamente 3 vezes o número na última década.

Um fazendeiro local na faixa dos 70 anos lamenta o impacto na agricultura. “Olhe isso, consumido por um muntíaco. Mesmo se berinjelas crescem bem, elas não podem ser mais vendidas”.

Os muntíacos causam danos a várias plantações, levando o Ministério do Meio Ambiente a designá-los como espécie invasiva específica. Entretanto, a familiaridade crescente de muntíacos com humanos em 2023 está exacerbando o problema.

Mesmo quando uma equipe de filmagem se aproxima de um muntíaco deitado no chão, ele não foge apesar de parecer estar em alerta e pronto para escapar. Esse comportamento se contrasta com sua reputação anterior como animais tímidos que fugiriam assim que avistassem humanos a distância.

O diretor do Centro de Pesquisa Médica de Animais da Ásia, o Dr. Machida, explica que, “A escassez de alimentos pode ter feito com que eles descessem para áreas residenciais, perdendo o medo de humanos. Se você encontrar um muntíaco na cidade, recomendo que não os toquem devido ao risco de doenças como raiva e infecções por carrapatos”.

Fonte: News on Japan


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo