O Japão teve calor incomum por dias consecutivos, até terça-feira (7), causado pelo efeito Föhn, corrente de vento quente e seco, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Tóquio teve registro de temperatura máxima de 27,5ºC, a mais elevada de novembro, pela primeira vez em 100 anos. Em outros locais não foi diferente, como em Odawara com 28,1ºC; 28,4ºC em Kofu, 28ºC na cidade de Shizuoka e 27,7ºC em Ryugasaki (Ibaraki).
Na região Kanto-Koshin o calor deverá continuar na quarta-feira (8). Por causa desse calor incomum em outras regiões também, a previsão é que o colorido de outono deva começar com uma semana de atraso.
Por outro lado, na terça-feira, em uma vasta área das regiões Tohoku, Hokuriku e da província de Hokkaido, ocorreram tempestades, com rajadas de vento chegando a 30 metros por segundo. Isso causou elevação das ondas.
A previsão indica chuva na sexta-feira (10) em ampla área e a partir dessa data as temperaturas mínimas deverão voltar à média normal desta época. No sábado (11), a diferença da temperatura em relação à semana anterior é de cerca de 10 graus Celsius.
Com essa alternância de calor para o frio é preciso intensificar os cuidados com o corpo.
Fontes: NHK, WeatherNews e Tenki