A cidade de Lulea, na Suíça, lar para cerca de 80 mil habitantes, lançou uma campanha para encorajar residentes, que têm a reputação de serem introvertidos, a conversarem uns com os outros.
Em um vídeo publicado nas mídias sociais, residentes de Lulea, localizada a cerca de 150Km do Círculo Ártico, com rostos sérios, repentinamente, mudam de humor quando eles encontram uma outra pessoa que os cumprimenta.
O vídeo é acompanhado por uma mensagem: “Dizer ‘oi’ aos seus vizinhos é uma pequena coisa, mas pesquisas mostram que isso pode contribuir para relações sociais e tem um impacto positivo sobre a saúde, segurança e bem-estar”.
Asa Koski, estrategista social junto ao município que está por trás da campanha, disse à Agence France-Presse que a mensagem está sendo exibida em ônibus e prédios desde 31 de outubro e que a campanha será realizada por 4 semanas.
“Os suecos podem ser um pouco introvertidos. Precisamos nos conectar um com o outro e isso é uma maneira de criar relações”, disse.
“Aqui é o oposto da Espanha, onde você sai muito, conversa com as pessoas, senta em bancos, você tem uma vida coletiva lá fora”, disse ela.
Koski espera que a campanha fortaleça relações sociais e faça com que as pessoas cumprimentem umas às outras.
Em uma região onde o inverno significa apenas 3 horas de luz do Sol e a temperatura média em dezembro gira em torno de 10ºC, há poucas oportunidades para os residentes cruzarem um com os outros em uma base diária.
Entretanto, Koski diz que o estilo de vida urbano moderno também tem culpa.
“Quanto maior a cidade, mais você está sozinho”, disse Koski, acrescentando que quando as pessoas viviam em vilas éramos melhores em dizer essas coisas simples uns aos outros”.
Fonte: Straits Times