A Austrália está buscando aumentar as exportações de mangas para o Japão após a recente remoção de restrições sobre variedades da fruta que podem ser enviadas a um mercado que ela vê com crescimento em potencial.
O país na Oceania quer aproveitar sua temporada de mangas, que é diferente daquela de produtoras rivais no hemisfério oposto.
O país exporta cerca de 10% de aproximadamente 70 mil toneladas de mangas que produz anualmente. Os principais destinos de envio são Nova Zelândia, Singapura e China, incluindo Hong Kong.
Contudo, neste ano, o Japão removeu suas restrições para aceitar todas as variedades, dizendo que tratamento com vapor quente de acordo com padrões internacionais torna possível reduzir os riscos por pestes.
A melhor época para as mangas australianas vai de novembro a fevereiro, que cai dentro do verão no Hemisfério Sul. Durante a estação, mangas australianas têm vantagem sobre aquelas produzidas em países no Hemisfério Norte como Japão, nações no sudeste Asiático e México.
Variedades de mangas populares na Austrália, como a Calypso de casca vermelha e a Honey Gold dourada, provavelmente estarão disponíveis no Japão após a remoção das restrições.
“O Japão é um mercado prioritário para a horticultura australiana”, disse o ministro da Agricultura da Austrália, Murray Watt.
“A remoção das restrições de variedades abre caminho a mudanças para outros commodities, potencialmente abrindo espaço para maiores expansões de acesso ao mercado e fortalecendo o setor de horticultura australiano”, disse Watt.
Fonte: Japan Times