Maior iceberg do mundo está em movimento pela 1ª vez após 37 anos

O iceberg, que se espalha por quase 4 mil quilômetros quadrados em área, se separou da costa Antártica em 1986, mas então ficou preso no Mar de Weddell.

Imagens recentes de satélite mostram que o iceberg, chamado A23a (British Antarctic Survey)

O maior iceberg do mundo – que é cerca de 3 vezes o tamanho da cidade de Nova Iorque – “está em movimento” após ficar preso no leito oceânico por 37 anos, confirmaram cientistas em 24 de novembro.

Publicidade

Imagens recentes de satélite mostram que o iceberg, chamado A23a, está passando próximo ao extremo norte na Península Antártica e seguindo em direção ao Oceano Antártico, de acordo com a British Antarctic Survey.

O iceberg, que se espalha por quase 4 mil quilômetros quadrados em área, se separou da costa Antártica em 1986, mas então ficou preso no Mar de Weddell, divulgou a BBC.

Antes de seu desmembramento em 1986, o iceberg colossal abrigava uma estação de pesquisa soviética. Não está claro por que o iceberg está se movimentou repentinamente após 37 anos.

“Perguntei a vários colegas sobre isso, me questionando se havia alguma possível mudança nas temperaturas das plataformas continentais que podem ter provocado isso, mas o consenso é que a hora simplesmente chegou”, disse Andrew Fleming, especialista em sensoriamento remoto da British Antarctic Survey, à BBC.

O A23a provavelmente será ejetado no que é a chamada Corrente Circumpolar Antártica, que o colocará em um caminho que se tornou conhecido como “beco de iceberg”, divulga a BBC.

Essa é a mesma corrente de água que o famoso explorador Ernest Shackleton usou em 1916 para fazer sua escapada de sucesso da Antártica após perder seu navio, o Endurance. Os restos da embarcação lendária foram descobertos ao largo da costa da Antártica no ano passado.

Fonte: CBS News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Miraie, uma das mais belas iluminações de Fukui

Publicado em 27 de novembro de 2023, em Tome Nota, Turismo em Fukui

Este ano a Miraie, iluminação natalina, completa a 10.ª edição, além de ser marcada pela pré-estreia do Hokuriku Shinkansen em Fukui.

Túnel de luzes, pode ser que este ano seja de cor branca (Tsuruga Kanko)

A iluminação de Natal chamada Miraie é considerada a maior e uma das mais belas da província de Fukui.

Publicidade

Tsuruga foi a primeira das cidades das províncias banhadas pelo Mar do Japão a receber uma ferrovia. Por isso, uma locomotiva a vapor é um dos elementos decorativos da iluminação. 

Locomotiva a vapor como elemento decorativo da iluminação (Tsuruga Kanko)

Porém, como será inaugurada a estação Hokuriku Shinkansen Tsuruga em 16 de março de 2024, foi criada uma iluminação especial em formato do trem-bala, da série W7.  

Em homenagem ao Hokuriku Shinkansen (Tsuruga Kanko)

Foram usadas 650 mil lâmpadas LED para criar o cenário encantador na área adjacente ao Porto de Tsuruga. As luzes azuis forram o gramado para lembrar um oceano e o túnel brilhante, de 70 metros de comprimento, é um local imperdível para tirar belas fotos e vídeos.

10.ª edição da iluminação Miraie

ミライエ 10周年

Vista aérea da iluminação (Tsuruga Kanko)

  • Até quando: 25 de dezembro, segunda-feira
  • Horário: 18h às 21h
  • Entrada: gratuita
  • Estacionamento: sim, gratuito
  • Local: anexo ao Porto de Tsuruga (toque aqui para abrir o mapa)

Agasalhe-se bem e ótimo passeio!

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!