A previsão indica que a poeira amarela deverá cobrir uma parte do arquipélago, com uma camada fina dessas partículas. É raro que isso aconteça em novembro.
Ao olhar para o mapa da previsão de movimento da poeira amarela, as regiões Shikoku, Chugoku e Kyushu, além das ilhas ao sul, incluindo a província de Okinawa, deverão ter má visibilidade na manhã de sexta-feira (17). Portanto, se mora em Hiroshima, Okayama, Shimane ou outra dessas regiões, cuidado.
A visibilidade, ou a distância da linha de visão horizontal, provavelmente será inferior a 10 quilômetros. Mas, é preciso ter em mente que se a visibilidade for inferior a 5 quilômetros, o tráfego poderá ser afetado.
Caso a previsão se confirme, de que por volta das 9h essas regiões fiquem cobertas por essas partículas, será a primeira vez em 4 anos, quando Fukuoka e Oita ficaram cobertas em 2 de novembro de 2019.
Se chover, as partículas da poeira amarela poderão cair e manchar os carros, guarda-chuva e objetos ao ar livre. Se não chover, evite estender as roupas lavadas na área externa.
Dependendo do volume de partículas, recomenda-se o uso de máscara para as pessoas que são alérgicas ou têm doenças respiratórias, como asma ou bronquite.
As pessoas com doenças crônicas também devem se precaver para não serem acometidas de um problema cardiovascular, pois há estudos que mostram aumento quando expostas a essas partículas.
Fontes: AMJ, WeatherNews e Tenki