Uma nova cepa de gripe suína – similar a um vírus de influenza que atualmente está circulando em porcos – foi detectada em um humano no Reino Unido pela primeira vez.
A pessoa foi diagnosticada com a infecção – a influenza A(H1N2)v – como parte da vigilância nacional de rotina da influenza, após ir ao médico em North Yorkshire com dificuldades para respirar.
A pessoa envolvida não trabalhava com porcos e se recuperou totalmente. A fonte da infecção ainda é desconhecida e está sob investigação.
A UKHSA disse que está monitorando a situação de perto e tomando medidas para aumentar a vigilância dentro de programas existentes envolvendo hospitais.
Houve um total de 50 casos humanos de influenza A(H1N2)v reportados globalmente desde 2005, mas nenhum deles está relacionado geneticamente à nova cepa.
Os subtipos H1N1, H1N2 e H3N2 são os principais de vírus A da gripe suína em porcos e ocasionalmente infectam humanos.
Com base em informação anterior, a UKHSA disse que a cepa detectada no Reino Unido é diferente dos recentes casos humanos de H1N2 em outros lugares no mundo, mas é similar aos vírus em porcos no Reino Unido.
Meera Chand, diretor de incidentes na UKHA, disse: “Essa é a primeira vez que detectamos esse vírus em humanos no Reino Unido, embora ele seja muito similar a vírus que foi detectado em porcos”.
Criadores de porcos foram solicitados a reportarem quaisquer suspeitas de gripe suína em seus animais ao seus veterinários imediatamente.
Não se sabe até agora o quão transmissível é essa cepa ou se poderia haver outros casos no Reino Unido. Também é muito cedo para dizer se a cepa poderia ter potencial pandêmico.
A UKHSA notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o mais recente caso.
Em 2009, houve uma pandemia em humanos causada pela cepa da influenza H1N1, comumente referida como gripe suína. Ela agora circula em humanos sazonalmente.
Fonte: News Sky