Produção em fábricas no Japão superou as expectativas em outubro

Fortes envios de carros, principalmente para os EUA, ajudaram a aumentar a produção industrial do Japão mais do que o esperado em outubro.

Os números de produção refletiram parcialmente o impulso da recuperação nas redes de fornecimento global (ilustrativa/banco de imagens)

A produção industrial do Japão aumentou mais do que o esperado em outubro, oferecendo um novo sinal de superação econômica, visto que a melhoria nas redes de fornecimento apoiou montadoras e ajustes em estoque sustentaram a indústria de peças eletrônicas.

Publicidade

De acordo com o Ministério da Indústria na terça-feira (28), a produção em fábricas no mês de outubro subiu 1% ante o anterior, superando as previsões de um ganho de 0,8% de economistas. A produção aumentou 0,9% comparada há 1 ano, também excedendo as estimativas consensuais.

Os números de produção refletiram parcialmente o impulso da recuperação nas redes de fornecimento global.

Os dados comerciais para outubro mostraram que as exportações do Japão resistiram devido a um ganho sólido nos envios de carros, principalmente para os EUA.

O setor de automóveis cresceu 2% ante o mês anterior mesmo com a Toyota sendo forçada a paralisar operações temporariamente em algumas plantas após uma explosão em uma fábrica de uma fornecedora de componentes.

Outros ganhos incluíram dispositivos eletrônicos e maquinário em geral.

“Esperamos que demanda global mais forte para semicondutores continue a sustentar a produção. Isso deve apoiar as exportações de dispositivos eletrônicos e máquinas de fabricação de chips, beneficiando as fabricantes, assim como fornecedoras japonesas na rede de produção”, disse o economista do Bloomberg, Taro Kimura.

A desvalorização do iene está aumentando os lucros para grandes fabricantes enquanto também apoia o poder de gastos de turistas estrangeiros que estão retornando aos montes, sustentando uma ampla faixa de companhias na indústria de serviços.

O consumo resistente por turistas estrangeiros ajudou a sustentar crescimento nas vendas no varejo, com o número desses visitantes do exterior retornando aos níveis pré-pandemia em outubro.

Alguns economistas dizem que a recuperação no número de visitantes do exterior acaba de atingir o pico, lançando dúvidas sobre a sustentabilidade do que tem sido um ponto de brilho consistente para a economia do Japão desde o abrandamento das restrições de viagem da era da pandemia.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pedestre na Tomei morre atropelado por caminhão

Publicado em 30 de novembro de 2023, em Acidentes

É inimaginável que alguém caminhe na via expressa, mas isso aconteceu e foi atropelado por um caminhão.

Local onde ocorreu o atropelamento, na via expressa Tomei (SATV)

Por volta das 5h30 de quinta-feira (30) a polícia recebeu um telefonema de um motorista de caminhão informando que “houve um acidente envolvendo veículo e pedestre. Já chamei a ambulância”. A ocorrência foi perto da IC de Fukuroi (Shizuoka), na via expressa Tomei.

Publicidade

Segundo a investigação feita pela polícia, um idoso que caminhava na via expressa, perto do pedágio, foi atropelado por um caminhão de grande porte, conduzido pelo motorista na faixa dos 30 anos.

A vítima de atropelamento foi levada ao hospital, inconsciente e seu estado era crítico. Mais tarde, soube-se que o idoso de 72 anos morreu.

A polícia está analisando as imagens das câmeras de segurança e dos gravadores de vídeo automotivo para determinar como o idoso entrou na via expressa e qual foi a circunstância do atropelamento. A investigação está sendo conduzida sob 2 aspectos: acidente ou suicídio.

Por causa desse atropelamento, o trecho entre as IC de Kakegawa e Fukuroi foi fechado temporariamente por aproximadamente 3 horas, desde 6h10.

Fontes: SBS e SATV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!