Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Japão tem contração econômica mais profunda desde o auge da pandemia

Publicado em 8 de dezembro de 2023, em Economia

O número atualizado marcou a queda mais profunda desde a primavera de 2020.

Famílias colocaram rédeas nos gastos (iusutrativa/banco de imagens)

A economia do Japão encolheu em seu ritmo mais acentuado desde o auge da pandemia da covid-19, um resultado que complica o caminho de política do Banco do Japão (BOJ) em meio à crescente especulação de que ele está cada vez mais perto de abandonar o regime de taxas de juros negativas, o único ainda em vigor no mundo.

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu a um ritmo anualizado de 2,9% nos 3 meses até setembro em comparação ao trimestre anterior, visto que famílias colocaram rédeas nos gastos, mostraram nesta sexta-feira (8) números revisados do Escritório do Gabinete.

O número atualizado marcou a queda mais profunda desde a primavera de 2020 e comparado com uma leitura preliminar de uma redução de 2,1% e estimativas de consenso de uma contração ligeiramente mais limitada.

Os resultados confirmam que a recuperação da economia do Japão da pandemia perdeu momento durante o verão, com a perspectiva também instável enquanto economias no exterior desaceleram e a inflação rígida continua a pesar no consumo doméstico.

Dados mensais separados indicaram mais fraqueza no atual trimestre, com gastos das famílias caindo 2,5% em outubro ante o ano anterior. Os aumentos de 1,5% em salários nominais no mês ainda deixam os ganhos bem abaixo da inflação que está pesando nos gastos do consumidor.

Os dados também oferecem pouca trégua para o primeiro-ministro Fumio Kishida enquanto ele enfrenta baixo suporte em meio a críticas de um escândalo de arrecadação de fundos e suas medidas para combater o impacto da inflação.

“Os dados revisados e o relatório de gastos mostram sinais de fraqueza no consumo”, disse Nobuyasu Atago, economista chefe no Rakuten Securities Economic Research Institute. “É arriscado para o BOJ encerrar uma política de juros negativos quando a economia já está ficando pior”.

Fonte: Straits Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!