Japão tem contração econômica mais profunda desde o auge da pandemia

O número atualizado marcou a queda mais profunda desde a primavera de 2020.

Famílias colocaram rédeas nos gastos (iusutrativa/banco de imagens)

A economia do Japão encolheu em seu ritmo mais acentuado desde o auge da pandemia da covid-19, um resultado que complica o caminho de política do Banco do Japão (BOJ) em meio à crescente especulação de que ele está cada vez mais perto de abandonar o regime de taxas de juros negativas, o único ainda em vigor no mundo.

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu a um ritmo anualizado de 2,9% nos 3 meses até setembro em comparação ao trimestre anterior, visto que famílias colocaram rédeas nos gastos, mostraram nesta sexta-feira (8) números revisados do Escritório do Gabinete.

O número atualizado marcou a queda mais profunda desde a primavera de 2020 e comparado com uma leitura preliminar de uma redução de 2,1% e estimativas de consenso de uma contração ligeiramente mais limitada.

Os resultados confirmam que a recuperação da economia do Japão da pandemia perdeu momento durante o verão, com a perspectiva também instável enquanto economias no exterior desaceleram e a inflação rígida continua a pesar no consumo doméstico.

Dados mensais separados indicaram mais fraqueza no atual trimestre, com gastos das famílias caindo 2,5% em outubro ante o ano anterior. Os aumentos de 1,5% em salários nominais no mês ainda deixam os ganhos bem abaixo da inflação que está pesando nos gastos do consumidor.

Os dados também oferecem pouca trégua para o primeiro-ministro Fumio Kishida enquanto ele enfrenta baixo suporte em meio a críticas de um escândalo de arrecadação de fundos e suas medidas para combater o impacto da inflação.

“Os dados revisados e o relatório de gastos mostram sinais de fraqueza no consumo”, disse Nobuyasu Atago, economista chefe no Rakuten Securities Economic Research Institute. “É arriscado para o BOJ encerrar uma política de juros negativos quando a economia já está ficando pior”.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cinquenta versões da Hello Kitty no McLanche Feliz

Publicado em 8 de dezembro de 2023, em Tome Nota

Se é fã da Hello Kitty, essa campanha da parceria McDonald’s e Sanrio é imperdível.

Algumas das versões da Hello Kitty que serão entregues no presente do McLanche Feliz (reprodução)

A gatinha mais popular do mundo – Hello Kitty – criada pela Sanrio, estará acompanhando o McLanche Feliz (ハッピーセット, Happy Set), da empresa McDonald’s Japan.

Publicidade

É o resultado de uma parceria com a Sanrio em comemoração ao 50.º aniversário da Hello Kitty. Para comemorar esse meio centenário, serão entregues 50 tipos dessa gatinha, incluindo designs de edição limitada

Essa campanha tem 3 fases:

  1. De 15 a 21 de dezembro
  2. 22 a 28 de dezembro
  3. 29 de dezembro 

Em particular, os 4 designs limitados da collab, vão chamar a atenção, como a Hello Kitty vestida com uniformes do McDonald’s. Os fãs da gatinha vão querer colecionar esses itens cobiçados. Convém ficar atento nas duas primeiras fases. 

Para quem coleciona Hello Kitty essa oportunidade é imperdível, pois na coleção tem o personagem vestido com roupagens lançadas desde 1974 nos lanches McLanche Feliz, até as mais modernas e exclusivas.

4 Hello Kitty, duas com uniforme do McDonald’s, entre as 50 com modelitos diversos (reprodução)

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!