Depois de 2 meses, primeiro tufão de dezembro

Este ano a média de ocorrência de tufões é baixa. O Jelawat é o 17.º do ano.

O tufão Jelawat seguirá para as Filipinas (Yahoo!)

Às 10h30 de domingo (17) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou sobre a formação do 17.º tufão do ano, o Jelawat, atribuído pela Malásia, nome de um dos peixes de água doce.

Publicidade

Formou-se a leste da ilha Mindanao, nas Filipinas, com 1.002hPa, tem área de tempestade de 720 quilômetros e segue em direção às demais ilhas do país.

Já se passaram cerca de dois meses desde o último tufão. A média de ocorrência de tufão em dezembro é de 1, portanto normal, porém, este ano as ocorrências são cerca de 30% menores do que a média anual normal, ou seja, de 24.

Ao verificar as estatísticas, iniciadas em 1951, o ano de 2010 foi o que teve o menor número de tufões, de apenas 14, seguido de 1998 com 16. Assim, este ano poderá ser o terceiro no ranking de menores ocorrências.

Fontes: AMJ, WeatherNews, News Digest e Yahoo!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Frio rigoroso no domingo como do meio do inverno e nevasca

Publicado em 17 de dezembro de 2023, em Sociedade

As temperaturas caíram drasticamente no domingo, com neve e nevasca em uma vasta faixa do Japão, colocando os motoristas em risco.

Foto ilustrativa de paisagem com neve (Wikimedia)

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) a área de baixa pressão está cobrindo quase todo o arquipélago, causa da tempestade de neve em ampla área no domingo (17).

Publicidade

Deverá ser muito forte em Hokkaido, podendo causar o que se chama de whiteout, condição climática em que os contornos e pontos de referência em uma zona coberta de neve tornam-se quase indistinguíveis. Ou seja, a paisagem fica toda branca, impossibilitando dirigir. 

Os ventos de Hokkaido a Hokuriku são muito fortes e mar agitado.

Mas, a faixa de neve se estende até Kyushu, não deixando de fora uma parte das províncias de Nagano, Gifu, Shiga, depois de Quioto, Osaka a Shimane e parte de Yamaguchi.

Portanto, a recomendação para os motoristas que irão dirigir nessa faixa é a instalação de correntes ou trocar pelos pneus de neve. Além disso, há uma forte preocupação com as possíveis paralisações nas rodovias, pela primeira vez nesta estação. 

Esperam-se 60cm de neve acumulada em 24 horas em Hokkaido, no domingo, 50cm em Niigata, 40cm em Tohoku, 20cm nas planícies de Hokuriku e de outras regiões banhadas pelo Mar do Japão.

A previsão é de que a nevasca e a queda da neve continuem na segunda-feira (18).

Áreas de nevasca e queda de neve (Tenki)

Se for dirigir, a recomendação é adotar medidas preventivas levando consigo um par de botas, água, pá, luvas, kairo, comida, bateria extra do smartphone, cabos de bateria do carro, cachecol e casaco extra, no caso de ficar preso em alguma paralisação. A pá é importante para remover a neve acumulada ao redor do escapamento.

Além disso, deve conferir se há combustível suficiente no carro. Também recomenda-se verificar as informações meteorológicas e de trânsito e, se houver previsão de neve pesada ou nevasca, considere alterar seus planos de saída ou mudar seu meio de transporte. Mas é preciso conferir se os transportes públicos como trens e ônibus estão em operação.

Confira a situação da queda de neve em tempo real, da AMJ.

Mapa da AMJ em tempo real (reprodução)

Fontes: NHK e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão