Estudantes movem ação judicial após professor encerrar exame 90 segundos antes

O incidente ocorreu durante o Suneung deste ano, uma maratona de testes com duração de 8 horas na Coreia do Sul. Ele, talvez, seja o exame mais importante no país obcecado por educação.

O incidente ocorreu durante o Suneung deste ano, uma maratona de testes com duração de 8 horas na Coreia do Sul (ilustrativa/banco de imagens)

Dezenas de estudantes na Coreia do Sul estão buscando indenização do governo após um exame crucial de admissão na universidade ter sido encerrado 90 segundos antes.

Publicidade

Pelo menos 39 estudantes moveram uma ação junto ao Tribunal Distrital Central de Seul na terça-feira (19) pedindo cerca de 20 milhões de wons (US$15 mil) cada um para compensar o custo de 1 ano de estudos para refazer o exame.

O incidente ocorreu durante o Suneung deste ano, uma maratona de testes com duração de 8 horas. Ele, talvez, seja o exame mais importante no país obcecado por educação, onde carreiras, posição social e mesmo perspectivas de casamento dependem grandemente em qual universidade a pessoa frequenta.

Os resultados do exame foram declarados em 8 de dezembro.

A ação judicial declara que o sino notificando o fim da primeira sessão durante o exame em 16 de novembro na escola de ensino médio Kyungdong tocou 90 segundos antes do programado.

Autoridades disseram que o professor responsável clicou o alarme acidentalmente e a escola, após perceber o erro, devolveu os testes aos estudantes durante o almoço.

Entretanto, os estudantes disseram que tiveram permissão apenas para marcar colunas em branco que ficaram no teste e não alterar respostas já marcadas.

O escritório de advocacia Myungjin disse que o erro afetou o restante dos exames dos estudantes, visto que eles não puderam se engajar nos testes seguintes. Alguns desistiram do exame e voltaram para casa, divulgou a agência de notícia Yonhap.

Autoridades educacionais não pediram desculpas ou deram explicações, alegaram advogados, acrescentado que o vigilante usou seu próprio dispositivo ao invés do relógio designado pelo estado.

Em abril, um tribunal concedeu 7 milhões de wons (US$5,3 mil) a estudantes que moveram uma ação contra o estado e administração da cidade após o sino ter tocado 3 minutos antes durante o exame.

Em 2018, um estudante processou sua professora por não ter aparecido para a aula por 7 meses em 2015.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

JPCZ é a causa da nevasca em Hokuriku e em outras regiões

Publicado em 21 de dezembro de 2023, em Tempo

Conforme a previsão, já começou a nevar em ampla área, especialmente em Hokuriku e Kyushu. Mas, em outras regiões a neve cobriu várias cidades e montanhas.

Cidade de Toyama às 10h30 de quinta-feira, com visibilidade comprometida por causa da neve (NHK)

Até mesmo nas áreas onde não costuma nevar tanto, como nas províncias de Saga e Nagasaki, no amanhecer de quinta-feira (21) a paisagem estava branca. Não foi diferente em Toyama, com flocos caindo intensamente.

Publicidade

Até as 11h foram registrados acúmulos de 20 centímetros em Shirakawa (Gifu), 9cm em Kita Hiroshima (Hiroshima) e 6cm em Sado (Ishikawa), mas em ampla área do país foram confirmadas queda de neve.

Conforme as previsões anteriores, o motivo é a forte frente fria sobre o país, especialmente sobre Kyushu e Hokuriku. Só para ter uma ideia, nos dias anteriores a temperatura a 1,5 mil metros de altitude foi de -6ºC, mas desta vez é de -12ºC.

Portanto, a previsão meteorológica indica que nas 24 horas até o começo da tarde de sexta-feira (22), os acúmulos máximos de neve sejam de:

  • 70cm em Hokuriku
  • 60cm em Hokkaido e Niigata
  • 50cm em Tokai, Kansai e Chugoku
  • 40cm em Tohoku
  • 15cm no norte de Kyushu
  •  5cm no sul de Kyushu

Por causa da faixa de nuvens que produzem neve, da Zona de Convergência de Massa de Ar Polar do Mar do Japão (JPCZ), sobre Hokuriku, parte de Kansai e Chugoku, as províncias como Fukui, Ishikawa, Toyama, parte de Quioto, Hyogo e Osaka, Shimane, Yamaguchi e Hiroshima, estarão sob neve pesada até sábado, segundo a previsão da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ). 

A JPCZ se estende entre Hokuriku a Kyushu (mapa da neve em tempo real da AMJ)

O frio se tornou rigoroso pois as temperaturas máximas caíram para um dígito, de Tokai a Kyushu, como 8ºC em Nagoia, 7ºC em Osaka, 4ºC em Hiroshima e 3ºC em Fukuoka. As cidades de Kobe e Nara tiveram a primeira neve desta temporada, na manhã de quinta-feira.

Pedidos e recomendações por causa da neve e nevasca

A AMJ pede à população que tenha cuidado com os efeitos do acúmulo de neve e no trânsito, nas rodovias com camada de gelo, bem como com os possíveis cortes de energia e avalanches.

Além disso, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) e a AMJ aconselham as pessoas das regiões com neve intensa que se abstenham de sair sem necessidade urgente. Se for inevitável ter que dirigir, é preciso usar correntes ou pneus de neve. Além disso, antes de sair recomenda-se verificar as condições das estradas a percorrer.

O que levar sem falta no carro, caso necessite dirigir durante a nevasca (Tenki)

Fontes: AMJ, NHK, JNN, Tenki e WeatherNews

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão