Na sexta-feira (8) a Honda anunciou um grande recall de 1.138.046 unidades de veículos, dos modelos Fit, Freed e Freed+, Vezel, Step WGN, Shuttle, Odissey, CR-V, Insight, Grace, Jade, Accord, Honda e, N-Van, Civic, Clarity, N-Box e outros.
São carros de 26 modelos produzidos entre junho de 2017 e setembro de 2020, com um problema com peça da bomba de combustível que podem causar a parada do motor.
As bombas são fabricadas pela Denso, uma grande empresa de autopeças, subsidiária da Toyota. Têm sido feito recalls por outras montadoras, incluindo a Toyota, desde março de 2020 e pode ser que mais veículos sejam alvo disso no futuro.
Segundo o Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo do Japão (MLIT), o impulsor no interior da bomba pode ficar deformado, impossibilitando o envio de combustível e provocando a parada do motor enquanto o veículo estiver em movimento.
Até o momento recebeu 394 relatos de defeitos. No mesmo dia, a subsidiária americana da Honda entrou com pedido de recall de 204 veículos NSX, produzidos de janeiro de 2018 a setembro de 2020, devido a um problema semelhante, com 28 relatos de defeitos.
Para saber se seu carro é alvo de recall, pode conferir o número do chassi do carro em uma das 3 páginas, tocando nos links abaixo:
A Honda pede aos donos dos carros alvos de recall que procurem uma concessionária próxima para a inspeção e reparo.
Fonte: divulgação