O Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA anunciou na quinta-feira (7), horário Tóquio, e quarta-feira (6), horário de Washington, que suspende temporariamente os voos da aeronave de uso militar Osprey em todo o mundo.
A medida foi tomada em resposta ao acidente em que a aeronave militar caiu na costa leste de Yakushima (Kagoshima), em 29 de novembro, matando os 8 tripulantes. Até quinta-feira foram encontrados 6 deles, por isso as buscas pelos 2 demais continuam.
“As informações obtidas durante a fase inicial da investigação indicam que problemas com a aeronave podem ter levado ao acidente”, disse o porta-voz dos militares dos Estados Unidos. Declarou que a causa ainda é desconhecida.
De acordo com o Ministério da Defesa do Japão (MOD), há um total de 30 aeronaves militares Osprey dos EUA no país, em novembro, sendo que são 6 na Base Aérea de Yokota, em Tóquio, e 24 do Corpo de Fuzileiros Navais implantados na Base Aérea de Futenma, em Okinawa.
A Força de Autodefesa Terrestre do Japão também possui 14 unidades do Osprey, atualmente na guarnição de Kisarazu (Chiba), com voos suspensos desde que ocorreu o acidente com a aeronave americana. A informação é de que todas essas aeronaves Osprey pertencentes ao Japão estão sendo inspecionadas.
Fontes: NHK e Yomiuri