Na quinta-feira (7) a areia da praia amanheceu forrada de incontáveis peixes, assustando a população local.
Esse fenômeno ocorreu ao longo de 1 quilômetro em uma praia em Hama-cho, Hakodate, uma das maiores cidades da província de Hokkaido.
A notícia se espalhou rapidamente e muitos moradores, com dificuldade de caminhar na areia, foram à praia com bacias, baldes e caixas térmicas a fim de recolher os peixes. Muitos deles afirmaram que foi a primeira vez que viram esse encalhe de cardumes na praia.
De acordo com a Estação Experimental de Pesca de Hakodate, esse número gigantesco de sardinhas pode ter chegado à costa por algum motivo enquanto buscava um local com temperatura adequada.
“Esses cardumes deveriam estar sendo perseguidos por atuns”, avaliou um residente local.
Mas, entre as sardinhas grandes (maiwashi em japonês) havia também cavalinhas, ambos peixes de pele azul. Logo surgiram muitas gaivotas e também os corvos, pois encontraram um local repleto de ração da melhor qualidade.
Segundo a prefeitura de Hakodate, é impossível contar o número desses peixes encalhados em vasta área da praia. Há uma preocupação com o processo de decomposição de grandes quantidades de peixes mortos que reduz a concentração de oxigênio no mar, afetando potencialmente a vida marinha. A prefeitura ainda não sabe como irá retirar toda essa quantidade gigantesca de peixes mortos.
Fontes: HBC, JNN, FNN e NHK