A percepção de beleza é um fenômeno construído por uma variedade de elementos culturais, sociais e históricos específicos de cada região. Consequentemente, em diferentes partes do mundo, diferentes características influenciam na definição dos padrões de beleza. No Japão, esses elementos ganham uma distinção ainda maior, devido às construções sociais diversificadas entre países orientais e ocidentais.
Com base nos dados da Euromonitor, que indicam que o mercado de beleza japonês é o terceiro maior do mundo, é evidente que a vaidade e a preocupação com questões relacionadas ao tema são prevalentes entre a população. Com isso, essas diferenças tornam-se ainda mais marcantes.
Assim como no Brasil, as japonesas também consideram aspectos como a forma dos dentes, um padrão específico de corpo e o formato dos olhos como questões importantes em sua busca pelo padrão de beleza ideal. Apesar da semelhança nessa procura, as japonesas possuem particularidades distintas em relação ao que é considerado ideal, em comparação a outros contextos culturais.
Pele clara e sem manchas
Com cosméticos que prometem clareamento da pele, as japonesas possuem o padrão de mantê-las brancas e sem manchas, semelhante à estética das gueixas, que foram populares no século XIX. Para atender esse ideal, além dos produtos específicos para o tratamento da pele, o oriente é reconhecido por possuir maquiagens, como base e pó, em tons mais claros do que os comumente encontrados no ocidente.
Padrão de beleza nos olhos
De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a cirurgia estética mais realizada no Japão é a blefaroplastia. Considerada uma intervenção voltada a retirar o excesso de pálpebra, esse procedimento possibilita que os olhos tornem-se menos caídos.
Ao contrário do ocidente, um traço distintivo para as japonesas é a ênfase dada às bolsas abaixo dos olhos. Acentuando esse aspecto com maquiagem, os olhos assumem uma singularidade que se diferencia dos padrões brasileiros.
Com a cultura do anime e do mangá exercendo uma influência significativa no país, os padrões de beleza das mulheres no Japão são impactados pela estética desses personagens. Seguindo esse estilo, os salões de beleza oferecem soluções de alongamento de cílios, buscando alcançar um visual marcante e diferenciado, inspirado na estética dos personagens desse universo cultural.
Dentes caninos marcantes
No ocidente, é comum encontrar clínicas odontológicas responsáveis por procedimentos como clareamento e alinhamento dos dentes. Entretanto, no Japão, esse aspecto possui diversidade. No país, o padrão de beleza entre as japonesas é manter os caninos mais aparentes, sendo comum localizar serviços que oferecem esse tipo de solução, seja através de próteses temporárias ou permanentes.
Padrões de corpo
Independentemente do biotipo corporal ser classificado como endomorfo, ectomorfo ou mesomorfo, as japonesas buscam um corpo magro, fino e alongado, em contraste com o padrão de beleza no Brasil e em diversos países do ocidente, que valoriza curvas e corpos musculosos.
No caso dos homens no Japão, o ideal inclui estatura alta, ombros largos, pernas finas e menos músculos, refletindo também uma estética diferenciada quando em comparação aos padrões ocidentais.