Nutrição na meia idade: alimentos que revigoram a saúde

Na meia-idade, é crucial adotar uma dieta direcionada às mudanças fisiológicas, evitando inflamações digestivas e perda de músculo.

Imagem ilustrativa (PM)

A meia-idade corresponde a um período entre a maturidade e a velhice. Geralmente inicia-se aos 40 anos e vai até os 55 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em 4 estágios, e a meia-idade corresponde ao 2° estágio.

Publicidade

A alimentação nessa fase é importantíssima, visto que, principalmente, há uma perda acentuada de massa magra. Estudos apontam que, após os 50 anos, aproximadamente 30% da massa muscular transforma-se em gordura. Portanto, a alimentação deve ser focada em proteínas de alto valor biológico (de alta qualidade, que ajudem na produção de massa magra).

Exemplos de proteínas boas que devem ser apostadas no dia a dia incluem frango sem pele, peixes, frutos do mar (camarão, lula, polvo, ostras), ovos, leites, queijos magros (ricota, cottage, minas frescal, mozarela) e carnes bovinas magras (patinho, filé mignon, coxão duro e mole).

Deve-se ter todo um cuidado com a microbiota intestinal, pois, nesse estágio, o estômago e os intestinos reduzem potencialmente a sua capacidade de digestão. O suco gástrico perde acidez. Ocorre menor fluxo de sangue para o sistema digestivo. Há redução no movimento peristáltico. Tudo isso altera a absorção de substâncias. Portanto, a dieta necessitará ser baixa em carboidratos refinados (como os doces, pães refinados, bolos recheados e com calda), baixa em gorduras saturadas e trans (frituras, carnes à milanesa, batata frita, fast foods, alimentos prontos congelados), pois aumentarão o seu depósito e inflamarão o organismo, aumentando os riscos de baixa imunidade e ganho de peso.

É possível que seja necessária, nesta fase, uma adaptação na consistência e textura dos alimentos, como de uma dieta livre para uma dieta branda e pastosa, para facilitar na deglutição, mastigação, ingestão e digestão dos alimentos. Exemplos de preparos de alimentos facilitadores incluem purês de batata, abóbora, frango/peixe desfiados, arroz do tipo papa ou Okayu (mingau de arroz), saladas cozidas, e refogados de legumes.

É comum apresentar, na meia-idade, doenças como esofagite, gastrite, diverticulite e hérnia de hiato, devido a todas as alterações fisiológicas que o organismo apresenta. Todos tratam de inflamações a nível do sistema digestivo, mas enfatizo a diverticulite, que é a inflamação do intestino grosso. Causa, entre vários sintomas, dor ao evacuar, sangue oculto nas fezes, e alterações nas fezes como diarreia ou fezes ressecadas. Nessa fase aguda da doença, é importante adaptar a alimentação para uma dieta pobre em fibras mais brutas, como as provenientes de uma salada crua ou de um pão integral.

Outros nutrientes essenciais nesse período são o cálcio, vitaminas do complexo B, C, D e E, betacaroteno e zinco. Logo, uma dieta colorida, com a presença de proteínas nas 5 refeições/dia, será mega funcional para proteção da meia-idade.

Cardápio eficiente

Um exemplo de cardápio para ajudar na compreensão da aplicação desses nutrientes:

Café da manhã: 50g de pão artesanal de fermentação natural/pão de batata/cuscuz/tapioca + 1 fatia de queijo branco/ovo + 200 ml de chá verde/leite desnatado + 1 fatia média de melão

Lanche da manhã: 1 punhado de castanhas + 1 banana + chá de camomila

Almoço e Jantar: 1 porção de arroz japonês + 1 porção de feijão/ sopa de misoshiru + salada cozida de moyashi, acelga e couve + proteína refogada/assada/cozida + sobremesa: fruta cítrica

Lanche da tarde: 1 sanduíche natural de ovo/frango/queijo ou vitamina de fruta

Lanche noturno: iogurte/copo de leite desnatado + 1 porção de fruta de sua preferência

Finalizando, recomenda-se também a boa ingestão de água, mesmo que sem a presença de sede, visto que, nesse estágio, o corpo desidrata facilmente e há redução de retenção de água na pele, tornando-a mais flácida. Priorize a hidratação.

É fundamental ressaltar a importância do acompanhamento nutricional. Um profissional especializado poderá avaliar suas necessidades individuais, considerando seu estado de saúde, histórico médico e metas pessoais. O acompanhamento nutricional personalizado garantirá um plano alimentar adequado, promovendo uma alimentação balanceada e saudável.

Lembre-se de que a moderação no consumo de açúcar, produtos industrializados e ultraprocessados são essenciais, mas uma abordagem nutricional completa e personalizada é o caminho para alcançar uma vida saudável e equilibrada. Consulte sempre um nutricionista!

Nutricionista Silvia Tsutsum

WhatsApp - Instagram

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Nutricionista Silvia Tsutsumi


– Pós-graduada em Nutrição do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo – SP
– Formada em Nutrição há 14 anos, onde concluí com Honra e Mérito, sendo homenageada como 1º lugar no curso pela Reitoria.
Tive a oportunidade de viver uma experiência incrível trabalhando em uma creche no Japão. Essa experiência me permitiu aprender muito sobre alimentação saudável, principalmente para crianças.
Atualmente moro no Brasil, atendendo via teleconsulta brasileiros que moram em diversos países, mas em especial no Japão. Hoje mais de 1000 vidas foram transformadas.

WhatsApp: +55 11 97315-7409 (toque para conectar)

Site: www.nutricionistasilviatsutsumi.com

Instagram: @nutricaovivida

Twitter: @Nutricaovivida

Facebook: Nutrição Vivida

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Beleza no Japão: explorando os diferentes padrões estéticos do país

Publicado em 20 de janeiro de 2024, em Cultura Pop

Da pele clara aos olhos expressivos e corpo esbelto, conheça os padrões de beleza japoneses diferentes dos ocidentais

Créditos: K-Angle/iStock

A percepção de beleza é um fenômeno construído por uma variedade de elementos culturais, sociais e históricos específicos de cada região. Consequentemente, em diferentes partes do mundo, diferentes características influenciam na definição dos padrões de beleza. No Japão, esses elementos ganham uma distinção ainda maior, devido às construções sociais diversificadas entre países orientais e ocidentais.

Publicidade

Com base nos dados da Euromonitor, que indicam que o mercado de beleza japonês é o terceiro maior do mundo, é evidente que a vaidade e a preocupação com questões relacionadas ao tema são prevalentes entre a população. Com isso, essas diferenças tornam-se ainda mais marcantes.

Assim como no Brasil, as japonesas também consideram aspectos como a forma dos dentes, um padrão específico de corpo e o formato dos olhos como questões importantes em sua busca pelo padrão de beleza ideal. Apesar da semelhança nessa procura, as japonesas possuem particularidades distintas em relação ao que é considerado ideal, em comparação a outros contextos culturais.

Pele clara e sem manchas

Com cosméticos que prometem clareamento da pele, as japonesas possuem o padrão de mantê-las brancas e sem manchas, semelhante à estética das gueixas, que foram populares no século XIX. Para atender esse ideal, além dos produtos específicos para o tratamento da pele, o oriente é reconhecido por possuir maquiagens, como base e pó, em tons mais claros do que os comumente encontrados no ocidente.

Padrão de beleza nos olhos

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a cirurgia estética mais realizada no Japão é a blefaroplastia. Considerada uma intervenção voltada a retirar o excesso de pálpebra, esse procedimento possibilita que os olhos tornem-se menos caídos.

Ao contrário do ocidente, um traço distintivo para as japonesas é a ênfase dada às bolsas abaixo dos olhos. Acentuando esse aspecto com maquiagem, os olhos assumem uma singularidade que se diferencia dos padrões brasileiros.

Com a cultura do anime e do mangá exercendo uma influência significativa no país, os padrões de beleza das mulheres no Japão são impactados pela estética desses personagens. Seguindo esse estilo, os salões de beleza oferecem soluções de alongamento de cílios, buscando alcançar um visual marcante e diferenciado, inspirado na estética dos personagens desse universo cultural.

Dentes caninos marcantes

No ocidente, é comum encontrar clínicas odontológicas responsáveis por procedimentos como clareamento e alinhamento dos dentes. Entretanto, no Japão, esse aspecto possui diversidade. No país, o padrão de beleza entre as japonesas é manter os caninos mais aparentes, sendo comum localizar serviços que oferecem esse tipo de solução, seja através de próteses temporárias ou permanentes.

Padrões de corpo

 Independentemente do biotipo corporal ser classificado como endomorfo, ectomorfo ou mesomorfo, as japonesas buscam um corpo magro, fino e alongado, em contraste com o padrão de beleza no Brasil e em diversos países do ocidente, que valoriza curvas e corpos musculosos.

No caso dos homens no Japão, o ideal inclui estatura alta, ombros largos, pernas finas e menos músculos, refletindo também uma estética diferenciada quando em comparação aos padrões ocidentais.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!