Deslizamento na encosta submarina em Toyama teria sido a causa do tsunami em 3 minutos

Os pesquisadores da Guarda Costeira do Japão descobriram um deslizamento em um talude submarino na Baía de Toyama, o que deve ter causado o tsunami tão rápido.

Imagem do deslizamento na encosta submarina (Guarda Costeira do Japão via NTV)

A Guarda Costeira do Japão investigou o fundo do mar da Baía de Toyama e descobriu que parte do talude teve um deslizamento com uma profundidade de 40 metros.

Publicidade

Um tsunami chegou à cidade de Toyama apenas 3 minutos após o Terremoto na Península de Noto, mesmo distante do epicentro. Os especialistas apontaram que “esta é uma descoberta importante que confirma que o tsunami foi causado por um deslizamento no fundo do oceano”.

De 15 a 17 deste mês, a Guarda Costeira do Japão realizou um levantamento do fundo marinho na Baía de Toyama, ao sul do epicentro do terremoto da Península de Noto, usando um dispositivo que emite ondas sonoras montado em um navio de pesquisa para gerar um mapa topográfico detalhado.

Comparando isto com um mapa topográfico da mesma área criado em 2010, descobriu-se que a encosta de um desfiladeiro submarino localizado a aproximadamente 4 quilômetros da costa da cidade de Toyama e a aproximadamente 300 metros de profundidade tem aproximadamente 500 metros de comprimento. O colapso teve aproximadamente 80 metros de largura e até 40 metros de profundidade.

Mapa da área onde teve o deslizamento submarino (Guarda Costeira do Japão via NHK)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) afirma que pode ter havido uma origem do tsunami diferente (em Toyama), sem ser o epicentro do Terremoto da Península de Noto.

O professor Taro Arikawa da Universidade Chuo, que é um especialista no mecanismo de tsunamis, disse que “esta é uma descoberta importante que ajudará a analisar a causa por trás disso”. Ele já havia apontado anteriormente que um deslizamento submarino poderia ter sido a causa do tsunami em 3 minutos.

A Guarda Costeira do Japão irá apresentar os resultados dessa pesquisa ao Comitê de Investigação do Terremoto no próximo mês. 

Fontes: NTV, JNN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Derrapagem de veículo causa engavetamento na Shin-Meishin

Publicado em 25 de janeiro de 2024, em Acidentes

Um carro derrapou por causa da neve na pista da Shin-Meishin, causando um engavetamento com feridos.

Vista aérea do local do engavetamento na via expressa Shin-Meishin (helicóptero da NHK)

Sob a queda de neve em Komono (Mie), por volta das 20h45 de quarta-feira (24) ocorreu um engavetamento envolvendo 6 veículos, incluindo caminhões, na via expressa Shin-Meishin.

Publicidade

Segundo a polícia, o local fica próximo à saída do Túnel Yokkaichi e, ao que parece, um carro derrapou por causa da neve e o que estava atrás acabou batendo, o que desencadeou o engavetamento

Uma pessoa teve ferimentos no rosto e outras se queixaram de mal-estar, por isso, foram todas socorridas, mas nenhuma em estado grave.

Por causa desse engavetamento o trecho entre os entroncamentos de Yokkaichi a Kameyama-Nishi teve que ser fechado temporariamente. ​​Além disso, a via expressa Tokai Kanjo, que se conecta à Shin-Meishin, também teve um trecho fechado a partir das 21h, a partir do entroncamento de Shin-Yokkaichi ao trevo Daian, na cidade de Inabe.

Fontes: NHK e CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!