O embaixador ucraniano no Japão, Sergiy Korsunsky, disse que seu país pode ser considerado um bom lugar para produzir VEs, pois tem uma vasta experiência na produção de todos os tipos de equipamentos.
Carros Leaf da Nissan em ponto de recarga na cidade de Odessa, na Ucrânia (ilustrativa/banco de imagens)
A Ucrânia espera que montadoras japonesas façam investimentos no país, o qual pode ser considerado um bom lugar para produzir veículos elétricos (VEs), disse o embaixador ucraniano no Japão, Sergiy Korsunsky.
Publicidade
Korsunsky disse e uma entrevista recente que a Urânia tem “uma vasta experiência na produção de todos os tipos de equipamentos – maquinários pesado, aeronaves e mesmo foguetes”.
Além disso, o país está geograficamente mais próximo de principais mercados de veículos na Europa e ricos em materiais essenciais para baterias de VEs, como lítio e cobalto, disse ele.
“Conversaremos com empresas japonesas “para buscar investimentos na Ucrânia, disse Korsunsky”. Ele tinha em mente a Toyota e a Nissan, ambas as quais saíram da Rússia após o início da invasão do Kremlin à Ucrânia em fevereiro de 2022.
Nesta segunda-feira (19), a Conferência Japão-Ucrânia para Promoção de Crescimento Econômico e Reconstrução será realizada em Tóquio.
Companhias e organizações públicas dos dois países devem assinar memorandos de compreensão em muitas áreas de cooperação.
Em relação à guerra com a Rússia, Korsunsky enfatizou a posição de seu país de que a retirada do Kremlin de todos os territórios ucranianos, incluindo a Península Crimeia, a qual Moscou afirmou unilateralmente ter anexado em 2014, é um pré-requisito para concordar com uma negociação sobre um cessar-fogo.
Fonte: Yomiuri