Filhote de baleia jubarte é encontrado morto na praia

Um residente local encontrou a baleia jubarte já morta, encalhada na praia, no norte de Okinawa. Veja o vídeo.

Pelo tamanho presume-se que a baleia jubarte tenha menos de um ano (NHK)

Na manhã do dia 7, uma baleia jubarte, de aproximadamente 5 metros de comprimento, encalhada, foi encontrada morta na praia de Gunan, que fica entre Kunigami Iji e a vila de Yona, na ilha principal da província de Okinawa.

Publicidade

De acordo com a pesquisadora Nozomi Kobayashi, do Instituto de Pesquisa da Fundação Okinawa Churashima, presume-se que a baleia jubarte nasceu há menos de um ano, pois o seu tamanho é pequeno. Como não foi observado nenhum ferimento causado por alguma embarcação, é provável que depois de morrer tenha sido levada para a costa.

Pesquisadora analisando o filhote de baleia jubarte (NHK)

Uma pessoa responsável pelo Escritório de Engenharia Civil do Norte da Província de Okinawa, disse que irá discutir o método de descarte consultando a Fundação Okinawa Churashima. Possivelmente a baleia jubarte será enterrada.

Por volta das 8h30, os moradores locais se reuniram na costa para ver a baleia. Um homem de 76 anos que mora na aldeia ficou surpreso, dizendo: “Vivi em Kunigami toda a minha vida, mas algo assim é raro”. Um homem que mora na vila disse que “me deu dó de ver um filhote, ainda tão pequeno morto. Fico pensando porque morreu”.

De janeiro até o final de março, as baleias migram ao redor da ilha principal de Okinawa para procriar e criar seus filhotes. Portanto, o passeio de barco para observar as baleias fica em alta nessa temporada.

Veja o vídeo do Okinawa Times. 

Fontes: Okinawa Times e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pela primeira vez Aichi chega a mais de 200 mil trabalhadores estrangeiros

Publicado em 8 de fevereiro de 2024, em Sociedade

A segunda província do país que mais emprega estrangeiros comemora novo recorde. Houve aumento de vietnamitas, mas também de brasileiros.

Mapa da província de Aichi (Wikimedia)

As estatísticas fechadas em outubro de 2023 revelaram que pela primeira vez a província de Aichi tem mais de 200 mil trabalhadores estrangeiros, revelou a Agência de Trabalho.

Publicidade

Esse recorde foi renovado pelo terceiro ano consecutivo, com 210.159 trabalhadores vindos de diversos países do mundo. Aichi se orgulha de ser a segunda província no ranking nacional a empregar mais estrangeiros, depois de Tóquio (542.992) e superando Osaka, em terceiro lugar.

Houve um aumento de 21.468 trabalhadores estrangeiros, sendo que o número de brasileiros que fazem parte desse grande número de mão de obra, também aumentou.

  1. Vietnamitas: 52.122 ou 25% do total
  2. Brasileiros: 44.092 ou 21%
  3. Filipinos: 31.330 ou 15%
  4. Chineses: 24.903 ou 12%
  5. Nepaleses: 12.924 ou 6%

O percentual de peruanos caiu para 2,5%.

Segundo o levantamento, 46% dos trabalhadores estrangeiros ou 95.987 pessoas possuem visto de residência de longa duração por serem descendentes de japoneses ou permanente, enquanto os estagiários técnicos correspondem a 22%.

Praticamente a metade (41%) trabalha nas indústrias de manufatura, enquanto 18% ocupam as vagas no setor de serviços.

Houve um aumento de 6% de empresas que empregam mão de obra estrangeira, passando a 25.225, sendo que 33% empregam até 30 funcionários. Nesse número há 2.491 frentes de trabalho via empreiteiras que empregam 59.376 estrangeiros ou 28% do total, onde entram a maioria dos brasileiros, filipinos, peruanos e outros.

Fontes: divulgação e Chunichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão