Na manhã do dia 7, uma baleia jubarte, de aproximadamente 5 metros de comprimento, encalhada, foi encontrada morta na praia de Gunan, que fica entre Kunigami Iji e a vila de Yona, na ilha principal da província de Okinawa.
De acordo com a pesquisadora Nozomi Kobayashi, do Instituto de Pesquisa da Fundação Okinawa Churashima, presume-se que a baleia jubarte nasceu há menos de um ano, pois o seu tamanho é pequeno. Como não foi observado nenhum ferimento causado por alguma embarcação, é provável que depois de morrer tenha sido levada para a costa.
Uma pessoa responsável pelo Escritório de Engenharia Civil do Norte da Província de Okinawa, disse que irá discutir o método de descarte consultando a Fundação Okinawa Churashima. Possivelmente a baleia jubarte será enterrada.
Por volta das 8h30, os moradores locais se reuniram na costa para ver a baleia. Um homem de 76 anos que mora na aldeia ficou surpreso, dizendo: “Vivi em Kunigami toda a minha vida, mas algo assim é raro”. Um homem que mora na vila disse que “me deu dó de ver um filhote, ainda tão pequeno morto. Fico pensando porque morreu”.
De janeiro até o final de março, as baleias migram ao redor da ilha principal de Okinawa para procriar e criar seus filhotes. Portanto, o passeio de barco para observar as baleias fica em alta nessa temporada.
Veja o vídeo do Okinawa Times.
Fontes: Okinawa Times e NHK