A Universidade Pública de Osaka (Osaka Kouritsu Daigaku) anunciou sua política de introduzir um sistema de inscrição de outono para escolas de pós-graduação e algumas faculdades a partir de 2027, a fim de atrair alunos do Japão e do exterior. O plano foi apresentado em uma reunião da sede de promoção da sub-capital realizada pelo governo da província de Osaka e pela prefeitura de Osaka.
A reunião feita na noite de sexta (9) contou com a presença do governador Hirofumi Yoshimura e de Shinichi Fukushima, presidente da universidade, e trocaram opiniões sobre as metas de médio prazo para os próximos anos fiscais.
O objetivo é introduzir a inscrição no outono em todas as escolas de pós-graduação e em algumas faculdades, como a Faculdade de Engenharia. No futuro, a universidade espera mudar o período de admissão da primavera para o outono em todas as faculdades. Além de usar os atuais “exames de admissão de primavera”, como o Common Entrance Test, a universidade também considerará a possibilidade de criar seu próprio sistema de exame de admissão.
A introdução da admissão no outono tem o objetivo de fomentar recursos humanos globais que possam desempenhar um papel ativo no Japão e no exterior, além de promover a internacionalização de Osaka. Isso também atrairá alunos internacionais e incentivará os alunos japoneses a estudar no exterior. Na reunião, houve opiniões de que o idioma oficial da universidade deveria ser o inglês. “Tornar o inglês o idioma oficial de toda a universidade é um plano para o futuro“, comenta o governador.
Após a reunião, Yoshimura disse aos repórteres: “A matrícula no outono deve corresponder ao padrão global. Como um centro de conhecimento, queremos que a Universidade Pública de Osaka desempenhe um papel de liderança.”
Fonte: Sankei e ANN