O Irã forneceu para a Rússia um grande número de poderosos mísseis balísticos superfície-superfície, disseram seis fontes, aprofundando a cooperação militar entre os dois países sancionados pelos EUA.
O fornecimento do Irã de cerca de 400 mísseis inclui muitos da família Fateh-110 de armas balísticas de curto alcance, como a Zolfaghar, disseram três fontes iranianas.
Esse míssil é capaz de atingir alvos a uma distância entre 300Km e 700Km, dizem especialistas.
Os envios começaram no início de janeiro após um negócio ter sido finalizado em reuniões no fim do ano passado entre o exército iraniano e russo e autoridades de segurança que ocorreram no Teerã e Moscou, disse uma das fontes do Irã.
Um representante oficial iraniano que, como as outras, fontes pediu para não ser identificado devido à sensibilidade da informação, disse que havia pelo menos quatro envios de mísseis e que haveria mais nas próximas semanas.
Um outro representante iraniano disse que alguns dos mísseis foram enviados para a Rússia por meio de navio no Mar Cáspio, enquanto outros foram levados de avião.
“Haverá mais envios”, disse o segundo representante iraniano. “Não há razão para escondê-los. Temos permissão para exportar armas a qualquer país que desejarmos”.
As restrições do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre exportações do Irã de alguns mísseis, drones e outras tecnologias expiraram em setembro.
Entretanto, os EUA e a União Europeia mantiveram sanções contra o programa de mísseis balísticos do Irã em meio a preocupações em relação a exportações de armas as suas proximidades no Oriente Médio e Rússia.
Uma quarta fonte com conhecimento do assunto confirmou que a Rússia havia recebido um grande número de mísseis do Irã recentemente.
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse em janeiro que os EUA estavam preocupados com o fato de a Rússia estar perto de adquirir armas balísticas de curto alcance do Irã, além de mísseis já provenientes da Coreia do Norte.
Fonte: Japan Times