
O Xolair pode reduzir substancialmente reações alérgicas graves a alimentos em pessoas que sofrem com a condição (ilustrativa/banco de imagens)
Um novo estudo descobriu que o medicamento para tratar asma Xolair pode reduzir substancialmente reações alérgicas graves em pessoas que sofrem com várias alergias alimentares e são acidentalmente expostas a esses alimentos.
Dados publicados em 25 de fevereiro no New England Journal of Medicine mostram que injeções repetidas do medicamento ao longo de várias semanas reduziram a gravidade de reações alérgicas em certos adultos e até em crianças de 1 ano que são alérgicos a amendoim e outros alimentos como leite, ovos e trigo.
A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA expandiu a aprovação do omalizumab, que é comercializado sob o nome de marca Xolair, na semana passada para incluir pessoas com alergias alimentares baseada em uma análise interna do estudo.
Artigos relacionados
Ao incluir vários alimentos no novo estudo, os pesquisadores conseguiram determinar que o Xolair pode, em teoria, reduzir uma reação alérgica se uma pessoa fosse consumir de uma vez vários alimentos aos quais é alérgica, dizem especialistas.
“Isso é um avanço incrível em nosso campo”, disse a Dra. Sharon Chinthrajah, autora sênior do estudo e professora associada na Universidade de Standford. “Há muito medo e ansiedade que entram em atividades diárias para pacientes alérgicos a certos alimentos ou pais de um paciente alérgico”.
O Xolair oferece às pessoas com alergias alimentares certa proteção contra exposição acidental que poderia resultar em anafilaxia, uma reação alérgica grave e às vezes fatal que exige tratamento médico imediato, incluindo injeção de epinefrina (adrenalina), disse ela.
Desenvolvido e promovido pela Genetch e Novartis nos EUA, o Xolair foi aprovado em 2003 para tratar asma alérgica persistente moderada a grave.
Fonte: CBS News







