Novo investimento na Kioxia e WD poderá gerar 9 mil novos empregos

Os investimentos são para a produção de memória semicondutora de ponta, tanto nas plantas de Kitakami quanto em Yokkaichi e vão empregar milhares de pessoas.

Planta de Yokkaidhi, em Mie, da Kioxia (reprodução)

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) anunciou na terça-feira (6) que apoiará a produção em massa de memória semicondutora de ponta pela Kioxia Holdings e Western Digital (WD). 

Publicidade

O investimento total de ambas as empresas será de aproximadamente 729 trilhões de ienes, com o METI  subsidiando em até 243 trilhões de ienes. Espera-se que essa memória semicondutora de ponta seja fornecida para inteligência artificial (IA) generativa.

Kioxia e WD produzirão em massa essa memória de ponta nas plantas de Yokkaichi, na cidade homônima (Mie) e na de Kitakami, cidade homônima (Iwate). 

A planta de Yokkaichi deverá produzir 60 mil unidades por mês, enquanto na de Kitakami serão 25 mil. As duas empresas pretendem fazer a primeira expedição em setembro de 2025.  

A produção em massa dessa memória de ponta nas duas plantas exigirá um investimento total de aproximadamente 450 bilhões de ienes, sendo que o METI deverá fornecer até 150 bilhões de ienes em subsídios.

A memória de ponta produzida em massa é chamada de 8.ª  ou 9.ª geração. As velocidades de gravação e leitura de dados são muito rápidas, além da vantagem de consumir menos energia elétrica.  

9 mil vagas para trabalhadores na Kioxia

Memória semicondutora da Kioxia (reprodução)

O METI prevê que a procura deverá aumentar em todo o mundo por causa da IA e veículos autônomos.  

Essa produção da memória de ponta nas duas plantas, tanto em Mie quanto em Iwate, vai empregar aproximadamente 9 mil pessoas. O METI espera, além da produção, isso cause um efeito cascata na economia local.

Do ponto de vista da segurança econômica, é de grande importância para o Japão e os Estados Unidos trabalharem juntos. Numa coletiva de imprensa no mesmo dia, o Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Takeshi Saito, disse que “os dois países trabalharão juntos para cumprir a responsabilidade de fornecer a memória de ponta que o mundo precisa”.

Fontes: Tokyo Shimbun e Nikkei Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota investirá em subsidiária da fabricante de chips TSMC no Japão

Publicado em 7 de fevereiro de 2024, em Sociedade

A Toyota investirá na Japan Advanced Semiconductor Manufacturing (JASM), uma subsidiária da TSMC que vai operar sua planta de Kumamoto.

A Toyota se junta à Denso e Sony no fornecimento de fundos para impulsionar a indústria de semicondutores (banco de imagens)

A Toyota Motor investirá na subsidiária japonesa da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC) para financiar a construção de uma segunda fábrica de chips na província de Kumamoto, anunciaram na terça-feira (6) as duas companhias.

Publicidade

Investidores existentes, incluindo a Sony e a Denso, também farão investimentos adicionais na unidade, disse a Japan Advanced Semiconductor Manufacturing, TSMC, confirmando uma reportagem anterior do site Nikkei. A TSMC ainda detém uma participação de 86,5% na subsidiária, enquanto a Sony, Denso e Toyota manterão 6%, 5,5% e 2%, respectivamente.

A TSMC disse que a primeira fábrica, que começou a ser construída em Kumamoto em abril de 2022, deve iniciar as operações neste ano.

A segunda planta poderá começar a funcionar até o fim de 2027. A companhia disse que o investimento total na JASM excederá US$20 bilhões “com forte suporte do governo japonês”. O valor da mais recente rodada de fundos não foi revelado.

A Toyota vem fortalecendo relações com a indústria de semicondutores na esperança de obter fornecimento estáveis de chips avançados para uso em veículos elétricos e autônomos.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão