Casos de sarampo aumentam e já alcançam 70% dos números de 2023

O sarampo se espalha pelo ar, e a lavagem das mãos e uso de máscara não são suficientes para prevenir infecções.

Duas doses de vacina contra sarampo podem oferecer imunidade para mais de 95% das pessoas (ilustrativa/banco de imagens)

O Ministério da Saúde do Japão anunciou em 26 de março que o número de casos de sarampo já chegou a 20 neste ano, já a 70% do total reportado em 2023.

Publicidade

Desses, há suspeita de que 14 casos estejam ligados a um paciente que retornou dos Emirados Árabes Unidos no fim de fevereiro.

O ministério está pedindo aos pais que garantam as vacinações nas crianças contra a doença altamente contagiosa.

Devido ao aumento de casos de sarampo, a demanda por vacinação está aumentando.

O ministério solicitou que fornecedores priorizem o oferecimento de vacinas para crianças.

Após um período de febre e tosse, pacientes de sarampo desenvolvem febre alta e erupções cutâneas. Cerca de 1 a cada mil casos, o sarampo pode levar à encefalite, que pode ser fatal.

O sarampo se espalha pelo ar, e a lavagem das mãos e uso de máscara não são suficientes para prevenir infecções.

A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir sarampo. Duas doses de vacina podem oferecer imunidade para mais de 95% das pessoas.

No Japão, para todas as crianças são oferecidas vacinações gratuitas contra sarampo: a primeira quando elas têm 1 ano de idade e a segunda com 5 ou 6.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Salário mensal médio no Japão dos trabalhadores em tempo integral

Publicado em 28 de março de 2024, em Sociedade

A média do salário mensal, sem incluir horas extras e férias, foi considerada a mais alta da história. É claro que dependendo da carreira, idade e do grau de escolaridade, os valores mudam.

Holerite de um funcionário (foto original de Jun OHWADA, com tarjas sobre os dados confidenciais, via Flickr)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MLIT) anunciou na quarta-feira (27), o levantamento estatístico básico da estrutura salarial de 2023, da média mensal dos trabalhadores em tempo integral, sem incluir férias e horas extras.

Publicidade

O salário mensal médio levantado foi 318.300 ienes, o mais alto de todos os tempos, mostrando um aumento de 2,1% em relação a 2022, sendo que foi a taxa mais elevada em 29 anos, de 2,6% desde 1994.

Por escala de porte das empresas, as pequenas e médias aumentaram os salários em cerca de 3%, ultrapassando os das grandes.

As empresas de médio porte (100 a 999 trabalhadores) aumentaram 2,8% face ao ano anterior e as de pequeno porte (10 a 99 trabalhadores) subiram 3,3% comparados a 2022. Por outro lado, as grandes empresas (mais de mil trabalhadores) reduziram em 0,7%. 

Um funcionário do MLIT explicou: “À medida que as empresas se recuperam da pandemia do coronavírus, o número de trabalhadores não regulares que recebem salários mais baixos do que os regulares aumentou, principalmente na indústria da transformação, o que empurrou para baixo o números para grandes empresas como um todo”.

Disparidade entre trabalhadores do sexo feminino e masculino

Na análise dos dados, um trabalhador iniciante, com menos de 19 anos, recebe em média 192,9 mil ienes mensais de salário, enquanto um funcionário na faixa dos 55 aos 59 anos ganha 429,3 mil ienes.

Mas, ao voltar o olhar para as diferenças salariais por faixa etária e sexo, o Japão continua a ter disparidade. Uma funcionária na faixa dos 50 aos 54 ganha em média 302 mil ienes mensais enquanto o colega do sexo masculino recebe 473,6 mil ienes em média, se for em uma grande empresa. Em uma empresa de pequeno porte, na mesma faixa etária, são 364,9 mil ienes contra 268 mil ienes, respectivamente para homens e mulheres.

Escolaridade: quanto mais elevado melhor o salário médio

Em relação à escolaridade, um trabalhador, independente do sexo, ganha mais se tiver formação universitária completa, de média salarial mensal de 473,5 mil ienes nessa mesma faixa etária.

Se for pós-graduado, a média sobe para 609,5 mil ienes, praticamente o dobro de quem é formado apenas no colegial (319,7 mil ienes). Isso mostra que quanto maior o nível de escolaridade, melhor o salário no decorrer da carreira.

Segmentos com os salários mais altos e os mais baixos

No olhar para os segmentos industriais, os melhores salários médios são:

  • 410,2 mil ienes mensais para a indústria da eletricidade, gás, fornecimento de calor e água  
  • 396,6 mil ienes para pesquisa acadêmica, serviços profissionais e técnicos 
  • 393,4 mil ienes para instituições financeiras e de seguros
  • 381,2 mil ienes para informação e comunicação 
  • 377,2 mil ienes para educação e apoio à aprendizagem
  • 366,7 mil ienes para mineração, pedreiras, cascalho e indústria de extração
  • 349,4 mil ienes para construção
  • 306 mil ienes para a indústria da transformação, além de outros segmentos

Os trabalhadores das indústrias de serviço como hospedagem, bares & restaurantes, entre outros, são os que têm média mais baixa, na faixa de 259,5 mil ienes.

Fontes: MHLW e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!