Pouco antes das 8h de quarta-feira (13), horário local, ocorreu uma explosão num restaurante em uma zona comercial de Langfang, província de Hebei, adjacente à capital da China, Pequim.
As últimas informações são de que 7 pessoas morreram e 27 ficaram feridas, e alguns meios de comunicação chineses informaram que ainda não conseguiram contato com algumas pessoas, por isso o número de vítimas poderá aumentar.
Vários vídeos foram postados nas redes sociais chinesas, mostrando o prédio de 4 andares desabando. Um deles mostra uma pessoa caindo na rua depois de ter a cabeça atingida por uma parte da parede que caiu por causa da explosão.
Outros vídeos mostram chamas vermelhas e uma grande fumaça preta saindo do local, completamente desmoronado.
Presume-se que a causa da explosão tenha sido um vazamento de gás no restaurante de frango frito no primeiro andar do prédio. Passadas 3 horas da explosão, os bombeiros ainda trabalhavam para a extinção do grande incêndio.
Só para se ter uma ideia da gravidade, vidros dos prédios das imediações quebraram e algumas molduras das janelas de um outro a 100 metros de distância da cena se soltaram.
Jornalistas em cobertura ao vivo são retirados pela polícia
Quando um repórter da estatal Televisão Central da China fazia uma reportagem ao vivo perto do prédio de 4 andares onde houve a explosão, a polícia local interferiu e toda a cena foi transmitida. Além disso, vídeos foram postados nas redes sociais chinesas, um após o outro, mostrando um repórter de outro meio de comunicação estatal sendo cercado por policiais e sendo levado para fora do local.
É incomum que a polícia chinesa obstrua a cobertura da mídia estatal e, na noite de quarta-feira, a Associação de Imprensa da China, liderada pelo Partido Comunista Chinês, emitiu um comunicado protestando, dizendo: “A reportagem legítima é um direito dos jornalistas”.
Na China, houve recentemente uma série de incêndios e explosões que mataram mais de 10 pessoas, e a polícia local parece estar tensa, uma vez que o Presidente Xi Jinping emitiu instruções enfatizando a segurança e a responsabilização.
Assista às cenas impressionantes dessa explosão, em um vídeo do The Guardian que compilou as imagens das redes sociais.
Fontes: NHK e FNN