A Nissan Motor está considerando uma parceria com a Honda Motor em veículos elétricos que pode incluir fornecimento e desenvolvimento, disseram fontes na Nissan ao site Nikkei.
Discussões com a Nissan ainda estão no estágio inicial e a posição da Honda sobre a parceria continua incerta.
Indo adiante, as duas montadoras podem discutir fornecimento conjunto de baterias e desenvolvimento de veículos, disseram as fontes.
A meta é reduzir custos de VEs com a competição aquecida com o aumento de atuantes chinesas.
Montadoras como a BYD se beneficiam de fontes internas para componentes como baterias, que formam uma grande parte do custo de um veículo elétrico (VE).
Modelos elétricos contam por cerca de 20% das vendas na China, e o crescimento de VEs impulsionou o país vizinho do Japão a se tornar o maior exportador de automóveis do mundo em volume no ano passado.
Montadoras japonesas estão a passos lentos para mudar de híbridos para VEs, que formam apenas 2% de seu mercado nacional, e enfrentam a possibilidade de atuantes chinesas fazerem incursões em mercados como o Sudeste Asiático.
A parceria proposta entre a Nissan e Honda visa usar os recursos das montadoras de forma mais eficaz para melhor competir em custo.
A Nissan começou a produção em massa do VE Leaf em 2010 e ela atualmente oferece três modelos elétricos.
Enquanto isso, a Honda havia planejado desenvolver um VE de nível básico com a General Motors e lançá-lo em 2027, mas o projeto foi cancelado no ano passado.
Fonte: Asia Nikkei