A unidade de produção de veículos leves da Toyota Motor, a Daihatsu Motor Co, disse na quinta-feira (11) que retomará operações em todas as suas fábricas de montagem no Japão em 7 de maio, cerca de 4 meses após ela ter suspendido sua produção doméstica inteira no fim de dezembro devido a uma manipulação de testes de segurança.
A montadora retomará a produção do Copen em sua fábrica em Ikeda (Osaka), a qual é a última de todas as suas 4 fábricas no Japão que continuam com as operações suspensas.
Suas fábricas nas províncias de Quioto, Shiga e Oita já reiniciaram operações e a planta de Oita deve aumentar a produção em 6 de maio.
A retomada ocorreu após o Ministério dos Transportes do Japão ter suspendido sua proibição de vendas da maioria dos modelos da Daihatsu em março e confirmado em seu reexame que os veículos atenderam a padrões de segurança.
Em dezembro, a Daihatsu admitiu ter manipulado testes de segurança para a maioria de seus modelos, o que uma investigação terceirizada descobriu remontar ao ano de 1989. O painel culpou um “cronograma extremamente apertado e rígido” para a má conduta.
Na segunda-feira (8), a Daihatsu disse que a Toyota será responsável pelo desenvolvimento e aprovação de segurança para alguns dos modelos que a Daihatsu vem processando, enquanto ela focará em seu negócio principal de veículos leves (kei jidosha).
Fonte: Mainichi