A uma semana do feriado de Golden Week, quando as pessoas costumam viajar de carro para visitar familiares ou conhecer novos lugares, saiba como poderá ficar o preço da gasolina comum.
Embora a média nacional do litro da gasolina comum seja de ¥171,3 o litro, há locais em que chega a 200 ienes, como em um posto de abastecimento em Tóquio. E nesse lugar, se pagar em espécie, sobe ainda mais, com preço de 205 ienes. Se costuma abastecer com a de alta octanagem, a média nacional é de 182,3 ienes.
Os preços dos combustíveis passam por uma fase difícil, com duas crises. Uma delas é o alto preço do petróleo bruto e a outra do iene historicamente enfraquecido.
O Japão depende do Médio Oriente para 94% das suas importações de petróleo bruto. O conflito entre o Irã e Israel é um fator que faz subir os preços do petróleo.
E como o petróleo bruto é geralmente negociado em dólares, quanto mais o iene se desvaloriza, mais custa a importação.
Yusuke Munutaka, presidente da empresa GoGo Lab, gestora do site gogo.gs que atualiza os preços dos combustíveis, faz uma análise. “Normalmente, os preços da gasolina continuariam a subir, mas como o governo continua fornecendo subsídios, permanecerão inalterados durante a Golden Week deste ano”, apontou.
Porém, adverte sobre as diferenças regionais. “Ao olhar para cada província, há uma diferença considerável. Por isso, acho que é uma boa ideia verificar os preços do destino antes de sair para viajar”, recomenda.
De uma província para outra a diferença de preço no litro da gasolina comum pode chegar a 20 ienes.
Fonte: ANN